Educação, trabalho e subjetividade: uma relação aos moldes capitalistas
Palavras-chave:
Educação, Trabalho, SubjetividadeResumo
Este trabalho pretende refletir sobre uma estratégia presente atualmente no universo do Capital, que é focar cada vez mais intensamente no indivíduo, mais precisamente em sua dimensão psíquica / subjetiva moldando-a aos seus interesses, na medida em que se cria também para o indivíduo e sociedade civil a ideia ou a crença de que as escolhas, os projetos / opções dos caminhos profissionais e aumento do tempo dentro de instituições educacionais se deve unicamente aos esforços e interesses individuais, e portanto, ao mérito. Nossa tarefa aqui é tornar lúcida a presença do grande aparato ideológico presente no Capital, que para além de objetivo, moderno e prático se utiliza também de mecanismos sensoriais e subjetivos, que modelam as mentes, suas intenções e os esforços individuais que servirão ao desenvolvimento da nação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mal-Estar e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
