Desejo de liberdade, Necessidade de segurança
Resumo
Este trabalho discorre sobre a psicanálise como instrumento para a compreensão dos conflitos, familiares e/ou pessoais, do sujeito que extravia da ordem social e da necessidade de restabelecer uma ordem perdida ou desejada. Entendemos que o instituto jurídico é onde o cidadão irá recorrer para reclamar seus direitos ou responder por seus desvios. Portanto, tal endereço nem sempre vise ao sujeito, mas somente à lei. Percebemos que há uma questão anterior à ação judicial e partiremos deste mal-estar gerado por ser civilizado para entendermos tais desvios. Desta forma, o saber psicanalítico pode contribuir para que o sujeito que se distancia do social para a margem tenha a possibilidade de se (re)organizar. Buscaremos mostrar que a psicanálise fornece-nos meios para auxiliar nesta tarefa de organização social.
Palavras chaves: Sujeito. Civilização. Social. Psicanálise. Lei.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






