Adolescência e violência: o problema do reconhecimento
Abstract
O presente estudo visa refletir sobre a adolescência e a incidência de atos violentos cometidos por adolescentes. Para tanto, uma reflexão abstrata acerca do reconhecimento como condição de possibilidade de surgimento do sujeito é feita, em um primeiro momento, com a parábola hegeliana da dominação e da servidão. A psicanálise reitera a importância do outro no processo de subjetivação a partir da relação especular e é o norteador teórico para a compreensão da constituição subjetiva do adolescente. Inserido em uma cultura que valoriza o consumo e o objeto, o adolescente buscará o reconhecimento a partir desses elementos. Será, portanto, por intermédio do ato que o adolescente poderá garantir seu registro no social, mesmo que para essa conquista seja necessário utilizar a violência.
Palavras-Chave: adolescência; violência; reconhecimento; subjetividade; psicanálise.
Downloads
Published
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






