As reflexões de Sigmund Freud Sobre a guerra e a morte (1914-1915)
Resumo
O objetivo principal deste artigo é analisar as primeiras impressões do fundador da psicanálise, Sigmund Freud, sobre o impacto causado pela eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914) na sociedade europeia. Vislumbrando seu testemunho através de cartas e principalmente através do texto Sobre la guerra y la muerte, escrito em 1915, percebemos em suas reflexões a surpresa inicial com os acontecimentos e as incertezas com relação ao futuro da humanidade. Analisando tais fontes e debatendo o contexto em questão, compreendemos que a principal conclusão de Freud foi que a civilização não havia descido a níveis morais e culturais tão baixos como se temia, porque simplesmente não havia se elevado a níveis tão altos quanto se acreditava.
Palavras-chave: Primeira Guerra Mundial; Sigmund Freud; Sobre la guerra y la muerte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






