Prevenir condutas disruptivas no 1.º Ciclo EB: Plano de Animação no recreio de uma escola portuguesa
Resumo
Abordamos a intervenção socioeducativa numa escola portuguesa (Agrupamento de Escolas -XJR), na cidade de Castelo Branco, com a aplicação de um Plano Estratégico de Animação no recreio para atenuar atos agressivos e indisciplinares dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (3.º e 4.º ano). Este estudo de caso teve como objetivos: analisar os aspetos psicoeducativos e sociológicos das condutas disruptivas; prevenir o incumprimento da disciplina escolar; aplicar um plano estratégico de animação no recreio para desenvolver pessoal e socialmente os valores da convivência e da cidadania; estabelecer estratégias de mediação para os professores resolverem os conflitos. As técnicas de recolha de dados foram questionários (Pré e Pós-avaliação do Plano) aos alunos (n=62), professores (n=5) e assistentes operacionais (n=4), valorizando-se a eficácia do plano, observações, notas de campo e triangulação. Concluímos que há alunos que foram vítimas de agressão, pelo menos uma vez no ano escolar, mas esses atos diminuem com a escolaridade. O tipo das agressões comuns é o empurrar, bater, magoar, chamar nomes, gozar ou caluniar, sendo mais frequentes no recreio, corredores e escadas. O plano fez diminuir as agressividades e indisciplinas nos alunos, envolveu-os em atividades lúdicas e jogos e promoveu-lhes habilidades sociais de convivência e autocontrolo das emoções.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






