Política Estadual de Educação em Tempo Integral de Ensino Médio: percepções sobre concepções de Educação Integral
Resumo
Este texto é um recorte da dissertação Política estadual de educação em tempo integral: desafios de implementação em uma escola de ensino médio do Ceará desenvolvida no curso Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Neste recorte apresentamos as percepções de alguns atores escolares (direção, coordenação e regente responsável pela sala de multimeios) sobre as concepções de Educação Integral e Educação em Tempo Integral. A pesquisa foi realizada na em uma escola pública estadual, no município de Camocim-Ce, a partir de 2016. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, amparada num estudo de caso, tendo como instrumentos as entrevistas individuais destinadas a três sujeitos atuantes na gestão da escola responsáveis pela implementação da política de Educação Integral. Esta pesquisa será fundamentada nas ideias dos autores Ana Maria Cavaliere (2007), Isa Maria F. R. Guará (2009), Miguel Gonzáles Arroyo (2012), Gesuína de Fátima Elias Leclerc e Jaqueline Moll (2012), dentre outras referências importantes para a Educação Integral.
Palavras chave – Políticas Públicas – Educação Integral – Rede Pública de Ensino do Ceará
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






