Refletindo sobre o estado da competência discursiva para a escrita de aluno/autor universitário
Resumo
Nesse estudo de dois textos acadêmicos escritos, objetivamos refletir sobre o estado da competência discursiva dos alunos/autores e sobre como o professor pode levá-los a aprender a partir do que escrevem. A reflexão sobre a habilidade de escrita pressupõe um diagnóstico da competência discursiva dos alunos/autores, a que se chega a partir da interpretação das “infelicidades textuais” presentes nos textos. Com o diagnóstico se pode tratar da descrição da competência discursiva individual, visando levantar as eventuais “dificuldades” presentes nos textos e discutir hipóteses sobre as escolhas verbais feitas pelos alunos/autores. O termo competência discursiva se refere à capacidade do autor de lançar mão de recursos da língua de forma adequada às circunstâncias de interlocução. Este estudo se fundamenta na interpretação de problemas redacionais, que podem comprometer a construção de sentido dos textos. Por meio da avaliação de sua organização discursiva, realizada com base no Modelo de Análise Modular do discurso, levantamos hipóteses sobre o estado da competência discursiva para a escrita dos alunos/autores, sobretudo quanto às formas de articulação textual. Avaliando os textos considerando as escolhas operadas, procuramos chegar a um diagnóstico que poderá ser exposto ao aluno/autor a fim de levá-lo a compreender questões evidenciadas em seu texto.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






