Joaquim Nabuco: um liberal na sociedade de corte
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória política e intelectual de Joaquim Nabuco no contexto histórico do Segundo Reinado do Brasil. Damos atenção especial à temática escravista. Faremos um estudo da produção intelectual do autor no que tange às temáticas envolvendo o Liberalismo Político, a proposição de uma Monarquia Federativa, a reforma do Estado e da sociedade imperial e o Abolicionismo. Atemo-nos às duas primeiras fases da biografia política de Joaquim Nabuco. A primeira fase, em que se processa a formação da sensibilidade política de Joaquim Nabuco, oscilando entre a proposta republicana e o liberalismo monárquico. Na segunda fase, insurge o liberalismo radical de Joaquim Nabuco, ao qual sobressaiu a liderança política exercida sobre o movimento abolicionista. A escravidão foi a causa que lastreou toda a sua trajetória política, conferindo-lhe reconhecimento por parte da opinião pública da época.
Palavras-chave: Joaquim Nabuco; Segundo Reinado; liberalismo; abolicionismo; escravidão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






