Rede de atenção e direito do portador de transtorno mental ao convívio familiar e social
Resumo
O presente artigo tem como objetivo defender a ideia de que o sujeito estruturado na psicose pode organizar-se nas várias dimensões humanas, vivendo em meio à sua realidade social e familiar, fora dos muros excludentes da subjetividade. Bastando, para tanto, que se ofereçam outros dispositivos de entrelaçamento a partir da sua realidade e que favoreçam seus laços sociais. Para justificar tal argumento percorremos pela superfície dos gerenciamentos sobre o conceito de normal e patológico e, da loucura que se faz com o sujeito apenas por ele se apresentar diferente e ao que isto implica em relação aos formatos e utilidades dos psicodiagnósticos. Desenvolvemos uma apresentação sobre um dos serviços de atenção em meio aberto que é o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, consonante com a reforma psiquiátrica, buscando refletir a importância da família neste processo e a necessidade de dispensar atenção a todos os seus membros e à comunidade no que tange o direcionamento de assistência à saúde mental. Nossa expectativa é demonstrar que é possível ser normal diferente em meio àqueles que estatisticamente são tidos como normais iguais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






