O triunfo do modelo neoliberal de subjetivação: a forma de vida do indivíduo
Palavras-chave:
Neoliberalismo, Subjetividade, Liberdade, Indivíduo, PropriedadeResumo
O artigo visa investigar o processo de subjetivação mobilizado pelo discurso neoliberal e a racionalidade que o funda, através de um percurso crítico sobre as teorias de pensadores influentes do liberalismo, tendo em vista a virada dos estudos econômicos que transformaram uma ciência das riquezas em uma ciência do homem, que toma a subjetividade e o humano como elementos centrais para construir as bases do neoliberalismo. A economia neoliberal funda uma nova figura do humano e um novo léxico empresarial que se estenderá sobre os mais diversos aspectos da vida, como o trabalho, a linguagem e o desejo e aos quais o neoliberalismo deve seu triunfo, localizado através do conceito da forma de vida do indivíduo. Conceito este que nasce da crítica e da investigação das bases e efeitos da configuração desse agente essencial para o neoliberalismo, fundado sobre o individualismo, a separação entre o público e o privado, o desejo de satisfação pessoal, a necessidade do empreendimento de si mesmo e de produtividade, bem como a noção de liberdade e de autonomia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






