Anúncios publicitários nos meios digitais: capacidades para a ampliação dos multiletramentos de alunos de curso técnico em administração

Autores

  • Heloydecarlo Costa IFMG

Palavras-chave:

Anúncio publicitário. Leitura. Letramentos. Letramento digital.

Resumo

O gênero anúncio publicitário tem se modificado digitalmente. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa sugere possibilidades de trabalhar o gênero, a partir das novas tecnologias, nas salas de aula despertando maior interesse dos alunos, que vivem na era digital e são expostos a incontáveis informações por meio de dispositivos de comunicação. Este trabalho busca analisar os resultados do projeto de intervenção na Escola de Ensino Técnico do município de Nazareno (MG), no componente curricular Português Instrumental, do Curso Técnico em Administração. O projeto “Um novo Significado: Viver e não ter a verdade de ser feliz ” buscou desenvolver habilidades de letramento através das atividades realizadas com alunos do primeiro módulo do curso. A pesquisa básica pautou-se nos estudos de autores que contribuem para a ampliação do arcabouço teórico na perspectiva dos multiletramentos. Qualitativamente, foi sistematizada a fim de explorar o gênero anúncio publicitário no meio digital e como os alunos percebem os diferentes recursos constitutivos dos textos multissemióticos, seus efeitos de sentido e os valores intrínsecos às escolhas feitas pelos produtores. Diante análise do questionário semiestruturado, on-line, respondido pelos alunos, pudemos delinear as categorias de análises específicas que favoreceram a ampliação dos multiletramentos, nas suas dimensões linguístico-discursivas e culturais dos alunos.

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Publicado

2025-07-23