Projetos eletrônicos no ensino médio: uma proposta pedagógica
Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, EMTI, Curso Técnico Eletrônica, Metodologia, carrinhos.Resumo
O presente artigo relata uma experiência de instauração do Novo Ensino Médio e, por consequência, do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e do Ensino Técnico, como desafios aos docentes. Com a nova proposta de ensino, foram implementadas novas metodologias e atividades para que os alunos se mantenham frequentes e interessados nas aulas, apesar da extensa carga horária. Diante disso, foram elencados os Objetivos de Implementar novas práticas docentes, aplicar nova metodologia prática na elaboração e manuseio de componentes elétricos do cotidiano, reduzir as dificuldades na área de Exatas, bem como despertar para novos conhecimentos técnicos no campo da Elétrica. A relevância deste trabalho repousa na desconstrução da ideia de que noções de eletrônica e eletricidade, não são tarefas possíveis e ao alcance de todos, inseridos no cotidiano de toda a comunidade. Assim, nesse experimento, professores e professoras foram pioneiros no desenvolvimento de práticas educativas relacionadas aos conteúdos de suas disciplinas no curso de Eletrônica. Na Escola Estadual Coronel Antônio Alves Teixeira, em Juiz de Fora, MG - onde vigora o Ensino Médio Técnico em Eletrônica, EMTI - foi realizado o “Projeto Carro Elétrico”, em um evento, o qual os alunos do 2º ano do Ensino Médio realizaram uma corrida de carrinhos, confeccionados por eles, a fim de desenvolverem habilidades práticas.
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