Projetos eletrônicos no ensino médio: uma proposta pedagógica

Autores

  • Augusto Henrique Mello da Silva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Nabasha Cássia Souza Félix Pereira Batista Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, EMTI, Curso Técnico Eletrônica, Metodologia, carrinhos.

Resumo

O presente artigo relata uma experiência de instauração do Novo Ensino Médio e, por consequência, do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e do Ensino Técnico, como desafios aos docentes. Com a nova proposta de ensino, foram implementadas novas metodologias e atividades para que os alunos se mantenham frequentes e interessados nas aulas, apesar da extensa carga horária. Diante disso, foram elencados os Objetivos de Implementar novas práticas docentes, aplicar nova metodologia prática na elaboração e manuseio de componentes elétricos do cotidiano, reduzir as dificuldades na área de Exatas, bem como despertar para novos conhecimentos técnicos no campo da Elétrica. A relevância deste trabalho repousa na desconstrução da ideia de que noções de eletrônica e eletricidade, não são tarefas possíveis e ao alcance de todos, inseridos no cotidiano de toda a comunidade. Assim, nesse experimento, professores e professoras foram pioneiros no desenvolvimento de práticas educativas relacionadas aos conteúdos de suas disciplinas no curso de Eletrônica. Na Escola Estadual Coronel Antônio Alves Teixeira, em Juiz de Fora, MG - onde vigora o Ensino Médio Técnico em Eletrônica, EMTI - foi realizado o “Projeto Carro Elétrico”, em um evento, o qual os alunos do 2º ano do Ensino Médio realizaram uma corrida de carrinhos, confeccionados por eles, a fim de desenvolverem habilidades práticas.

Biografia do Autor

Augusto Henrique Mello da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduado em Engenharia Mecatrônica.

Nabasha Cássia Souza Félix Pereira Batista, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Engenharia Elétrica - Habilitação em Telecomunicações.

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Publicado

2025-07-23