A mercadoria e o exercício de Antropologia Reversa

Autores

  • Marcela Santana Felix da Cruz Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcos Cesca Esperança Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Antropologia, Sociologia, mercadoria, metáfora, antropologia reversa

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar um exercício de compreensão antropológica fundamentado nos escritos de Davi Kopenawa e Bruce Albert, em “A Queda do Céu”, especificamente no capítulo “Paixão pela Mercadoria”, alinhado às perspectivas teóricas de Roy Wagner e Marilyn Strathern, em “A Invenção da Cultura” e “O Gênero e a Dádiva”, respectivamente, tendo como base o conceito de antropologia reversa. Trata-se de um exercício antropológico que inventa e simboliza cultura, que reitera a capacidade do outro de transmitir conhecimento, de criar conhecimento, de criar e inventar cultura, bem como os ocidentais inventaram as culturas de outros povos. Com isso, pretende-se enriquecer o conteúdo que cerca as discussões sobre a obsessão dos brancos pelas mercadorias, a busca destrutiva pelos bens materiais e como isso reflete nos aspectos da sociabilidade ocidental, manifestadas no massacre dos povos indígenas, no colapso da natureza e nas mortes dos animais ao redor do mundo.

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Publicado

2025-07-23