A mercadoria e o exercício de Antropologia Reversa
Palavras-chave:
Antropologia, Sociologia, mercadoria, metáfora, antropologia reversaResumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar um exercício de compreensão antropológica fundamentado nos escritos de Davi Kopenawa e Bruce Albert, em “A Queda do Céu”, especificamente no capítulo “Paixão pela Mercadoria”, alinhado às perspectivas teóricas de Roy Wagner e Marilyn Strathern, em “A Invenção da Cultura” e “O Gênero e a Dádiva”, respectivamente, tendo como base o conceito de antropologia reversa. Trata-se de um exercício antropológico que inventa e simboliza cultura, que reitera a capacidade do outro de transmitir conhecimento, de criar conhecimento, de criar e inventar cultura, bem como os ocidentais inventaram as culturas de outros povos. Com isso, pretende-se enriquecer o conteúdo que cerca as discussões sobre a obsessão dos brancos pelas mercadorias, a busca destrutiva pelos bens materiais e como isso reflete nos aspectos da sociabilidade ocidental, manifestadas no massacre dos povos indígenas, no colapso da natureza e nas mortes dos animais ao redor do mundo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






