Gênero, exceção e violência: um estudo de caso de "O mundo se despedaça", de Chinua Achebe
Palavras-chave:
Exceção, Violência, Gênero, DesigualdadeResumo
O presente trabalho estabelece uma tentativa de apontamentos críticos com base nos estudos de gênero, feminismo e estado de exceção, a partir da obra literária O mundo se despedaça, de Chinua Achebe. Trata-se de um estudo ensaístico, em que a discussão que se pretende trazer, toma como base a violência e as estruturas de poder que sustentam o patriarcado e é responsável pela manutenção de desigualdades que perpassam gerações, de modo naturalizado e intrínseco no seio social. O real e a ficção se encontram nesse caminho e a desconstrução de estereótipos de gênero se mostram assunto emergente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mal-Estar e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
