Critérios de criticidade a ideia de crítica em Luc Boltanski, Nancy Fraser e Rahel Jaeggi
Palavras-chave:
Crítica, Teoria Social, Luc Boltanski, Nancy Fraser, Rahel JaeggiResumo
Teorias sociais frequentemente reivindicam para si mesmas um horizonte crítico. No presente artigo busco explorar a ideia de crítica no interior da teoria de três representantes do pensamento crítico contemporâneo: Luc Boltanski, Nancy Fraser e Rahel Jaeggi. Para tanto, exploro como cada um deles concebe a ideia de “crítica”, bem como as tensões que esse conceito estabelece com a objetividade científica e a crítica imanente articulada pelos agentes imersos na vida social. A partir desse movimento, busco mapear as possibilidades de conciliação entre Teoria e Crítica para uma avaliação rigorosa das sociedades modernas. No fim, é possível sugerir que, para Boltanski, uma sociologia crítica da crítica consegue oferecer um projeto teórico para diagnosticar patologias sociais, ao passo que Fraser e Jaeggi apostam numa Teoria Crítica revitalizada, empírica e normativa, orientada pela articulação entre crítica funcional, moral e ética do capitalismo como totalidade. Apesar de suas diferenças, os três reivindicam pretensões de criticidade para as teorias sociais contemporâneas, de modo a oferecerem uma perspectiva explicativa, normativa e prática sobre o mundo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mal-Estar e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
