Uma proposta didática com foco no Enem: abordagem introdutória e dialógica sobre porcentagem
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta didática voltada para alunos que estão em fase de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM e que possuem dificuldades em matemática básica, em especial no conteúdo de porcentagem. A escolha do tema surgiu a partir de uma análise das questões de matemática da prova do Enem, no período de 2018 a 2022, onde identificou-se a grande recorrência do tema porcentagem no exame.Propõe-se uma sequência didática introdutória e dialógica que busca abordar o assunto de maneira dinâmica e acessível, promovendo a construção gradual do conhecimento, essencial para que os estudantes estejam preparados para resolverem questões mais complexas posteriormente. A relevância desta proposta foi motivada por relatos dos professores de alunos de escolas públicas, como a própria autora, que indicaram dificuldades acentuadas em conceitos básicos de matemática, agravadas pelo período de pandemia de COVID-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.