O processo de aprendizagem da leitura: aproximações entre a Pedagogia histórico-crítica, a Psicologia histórico-cultural e a Neurociência
Resumo
O objetivo deste estudo foi o de compreender o processo de aprendizagem da leitura com aportes teóricos que discorrem e vinculam a pedagogia histórico-crítica, a psicologia histórico-cultural e a neurociência. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema que engloba as obras intituladas: Os neurônios da leitura, de Dehaene (2010), As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita, de Martins e Marsiglia (2015). Ao apresentar essa discussão temática foi possível vislumbrar como a neurociência e a pedagogia histórico-crítica podem explicar o processo de aprendizagem da leitura e de que maneira uma contribui com a outra. Os resultados da pesquisa apontam que o processo de aprendizagem ocorre de maneira interdependente, ou seja, tanto questões culturais quanto biológicas interferem diretamente no desenvolvimento do educando. Conclui-se que, para alcançar o aluno em sua totalidade, é necessário entendê-lo de forma holística. O que aproxima a área da neurociência com a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural é esse entendimento de que tudo acontece ao mesmo tempo durante o processo de aprendizagem, não sendo possível considerar somente o fator biológico ou o social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.