O processo de aprendizagem da leitura: aproximações entre a Pedagogia histórico-crítica, a Psicologia histórico-cultural e a Neurociência

Autores

  • Maria Eduarda Nascimento IF sudeste de Minas Gerais
  • Gisele Francisca da Silva Carvalho Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de compreender o processo de aprendizagem da leitura com aportes teóricos que discorrem e vinculam a pedagogia histórico-crítica, a psicologia histórico-cultural e a neurociência. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema que engloba as obras intituladas: Os neurônios da leitura, de Dehaene (2010), As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita, de Martins e Marsiglia (2015). Ao apresentar essa discussão temática foi possível vislumbrar como a neurociência e a pedagogia histórico-crítica podem explicar o processo de aprendizagem da leitura e de que maneira uma contribui com a outra. Os resultados da pesquisa apontam que o processo de aprendizagem ocorre de maneira interdependente, ou seja, tanto questões culturais quanto biológicas interferem diretamente no desenvolvimento do educando. Conclui-se que, para alcançar o aluno em sua totalidade, é necessário entendê-lo de forma holística. O que aproxima a área da neurociência com a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural é esse entendimento de que tudo acontece ao mesmo tempo durante o processo de aprendizagem, não sendo possível considerar somente o fator biológico ou o social.

Biografia do Autor

Gisele Francisca da Silva Carvalho, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais

Doutora em Educação

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Publicado

2025-04-23