O processo de aprendizagem da leitura: aproximações entre a Pedagogia histórico-crítica, a Psicologia histórico-cultural e a Neurociência
Resumo
O objetivo deste estudo foi o de compreender o processo de aprendizagem da leitura com aportes teóricos que discorrem e vinculam a pedagogia histórico-crítica, a psicologia histórico-cultural e a neurociência. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema que engloba as obras intituladas: Os neurônios da leitura, de Dehaene (2010), As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita, de Martins e Marsiglia (2015). Ao apresentar essa discussão temática foi possível vislumbrar como a neurociência e a pedagogia histórico-crítica podem explicar o processo de aprendizagem da leitura e de que maneira uma contribui com a outra. Os resultados da pesquisa apontam que o processo de aprendizagem ocorre de maneira interdependente, ou seja, tanto questões culturais quanto biológicas interferem diretamente no desenvolvimento do educando. Conclui-se que, para alcançar o aluno em sua totalidade, é necessário entendê-lo de forma holística. O que aproxima a área da neurociência com a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural é esse entendimento de que tudo acontece ao mesmo tempo durante o processo de aprendizagem, não sendo possível considerar somente o fator biológico ou o social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






