Educação da orfandade sanjoanense: o caso do Asilo de São Francisco de Assis
Resumo
Este artigo tem por objetivo entender a atuação do Asilo de São Francisco de Assis, da cidade de São João del-Rei, MG, entre os anos de 1888-1940, no serviço prestado à infância órfã. O recorte temporal foi estabelecido tendo em vista o primeiro movimento de construção da instituição, em 1888, e se finda em 1940, ano em que a educação dos meninos asilados passou a acontecer em grupos escolares da cidade. Para esta pesquisa foram elencadas fontes históricas diversas, como o estatuto do Asilo de São Francisco de Assis, ata de reunião da VOT, e jornais locais. Para a análise dos dados, utilizou-se sobretudo Foucault, sobre as “relações de poder” e a “produção de saber e de verdade”, o que contribuiu a compreensão do atendimento prestado à infância órfã sanjoanense. Os resultados apontam para uma formação voltada para o aprendizado de artes e ofícios, com o intuito de formar cidadãos disciplinados, aptos para o mundo do trabalho e para servir a pátria e para a formação de indivíduos masculinos, ou seja, homens ordeiros, sadios, produtivos e úteis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






