Oficinas de Educação Popular - Princípios e considerações para a elaboração em conformidade com a perspectiva Freireana: um relato de saber docente
Autores
Frederico Pecorelli de Oliveira
Maria Angélica Campos Schimidt
Ronaldo Gomes Alvim
Resumo
O objetivo do texto é relatar uma discussão teórica que promova problematizações e instigue o/a educador, o/a extensionista, passando pelo professor da Educação Básica, os/as Pedagogos (as) e demais profissionais que se dediquem à docência entremeada pela investigação científica que possam contribuir na teorização e na questão dos fundamentos de uma extensão rural na qual a dimensão pedagógica e educativa contribua para a Agroecologia enquanto elemento da construção de identidades profissionais: como agroecólogo ( mediador e educador). Nesse sentido, foram oferecidas quatro oficinas: em Brasília – DF durante o Congresso Nacional de Residência Agrária, em Belo Horizonte – MG na semana de Reflexões sobre Saber Docente; em Sete Lagoas – MG no CVT- Guayi (Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia) e sobre encomenda do Instituto Cultiva em Contagem – Minas Gerais. O resultado da pesquisa apresenta uma inovação: considerações e princípios para a elaboração de cartilha em conformidade com a perspectiva freireana.