A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO AUTISTA: algumas considerações

Autores

  • Joice Natalia Vieira
  • Márcio Pereira Márcio Pereira

Resumo

O presente artigo discute a respeito da inclusão do aluno autista. Objetivou-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica, conhecer o Transtorno do Espectro Autista (TEA), diagnóstico e tratamento, sua inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfatizando a rede de apoio, o atendimento educacional especializado (AEE) e a temática da discriminação, além de leis que garantem os direitos das pessoas autistas. Após o estudo desses tópicos, verificou-se que as leis de inclusão são recentes e longos foram os anos até que se chegasse à atual legislação. Em relação à prática inclusiva, muitos são os aspectos que impedem sua efetivação, especialmente no tocante à demora, à não aceitação do diagnóstico por parte da família e à ausência da rede de apoio na vida da criança e de seus responsáveis, algumas vezes por desconhecimento desse auxílio e outras pela dificuldade do acesso. Observou-se que o contexto da inclusão se dá em grande parte pelo professor, pois o mesmo terá convívio com o autista diariamente e durante um longo tempo. O processo de ensino-aprendizagem não é simples, e cabe ao professor construir práticas pedagógicas contextualizadas com as necessidades dos alunos; assim, a formação continuada dos docentes muito contribuirá para condutas inclusivas, tornando a aprendizagem significativa para os autistas.

Biografia do Autor

Joice Natalia Vieira

Graduanda do curso de Pedagogia, Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG/Unidade Cláudio, 8º período. Endereço eletrônico: joice_vieira19@hotmail.com.

Márcio Pereira Márcio Pereira

Formado em Psicologia, Pedagogia, Mestre em Educação/UNISAL/SP; Doutorando em Educação/UNINI/Puerto Rico; Lato Sensu Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Psicopedagogia com ênfase em Neurociência e dificuldades de aprendizagem; professor universitário (Pedagogia e Psicologia), coordenação de curso (Pedagogia), experiência em pesquisa e extensão.

Publicado

11/08/2020

Como Citar

Vieira, J. N., & Pereira, M. P. M. (2020). A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO AUTISTA: algumas considerações. Ciências Gerenciais Em Foco, 11(9), 77–101. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3812

Edição

Seção

Artigos