Formação do leitor literário: discussão sobre alfabetização, letramento e práticas leitoras

Autores

  • Lídia Silva Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Resumo

Pretendi com esse trabalho retomar a discussão sobre os conceitos de alfabetização, letramento e leitura literária que permeiam o fazer pedagógico de professores do primeiro ano do Ensino Fundamental com objetivo de verificar e compreender como se dá a formação do leitor literário a partir do planejamento e mediação identificando aspectos facilitadores e limitadores para essa formação. Para tanto, fizemos um recorte da pesquisa intitulada “A formação de leitores literários na perspectiva histórico cultural: leituras em uma escola pública de Rio Verde – GO” realizada durante o curso de mestrado vinculado ao CEPAE/UFG para evidenciar duas categorias elencadas durante o estudo. Algumas considerações que destacamos é que a literatura é um bem imaterial, um instrumento cultural e uma fonte de prazer que supre as necessidades dos indivíduos pela fantasia e imaginação e, apesar de ser considerada essencial para a formação de sujeitos autônomos, as práticas leitoras ainda trazem características de um ensino tradicional, com finalidades apenas didáticas. Entretanto, fica evidenciado que os professores têm tido compromentimento em buscar práticas inovadoras, a fim de garantir experiências significativas e prazerosas às crianças para que possam de fato se tornarem leitores literários.

Biografia do Autor

Lídia Silva Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2011) e Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdades Celer (2014). Mestre  em Ensino pelo CEPAE - Centro de Pesquisa Aplicada na Educação Básica/UFG. Atua na Educação Infantil no município de Rio Verde- Goiás. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e na formação de leitores na fase da alfabetização. Facilidade em comunicação e trabalho em equipe. Tem prazer na leitura e realiza projetos educacionais partindo de um tema gerador.

Publicado

11/08/2020

Como Citar

Rodrigues, L. S. (2020). Formação do leitor literário: discussão sobre alfabetização, letramento e práticas leitoras. Ciências Gerenciais Em Foco, 11(9), 60–76. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/4779

Edição

Seção

Artigos