Proposta de ensino com o gênero reportagem no Ensino Médio na perspectiva dos projetos de letramento
Resumo
O presente artigo tem como finalidade apresentar uma proposta de ensino baseada na perspectiva dos projetos de letramento (KLEIMAN, 2013) para o ensino médio, a fim de possibilitar o trabalho com o texto multimodal em sala de aula. Baseado nos estudos sobre multimodalidade de Kress (2003) e Dionísio (2014), propõe-se discutir o caráter multimodal dos gêneros textuais, bem como a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas, discutidas por Rojo (2012) e Kalantzis e Cope (2012), para, então, apresentar uma proposta de ensino para a leitura e produção do gênero reportagem na perspectiva dos projetos de letramento. A presença das tecnologias digitais nas práticas sociais traz mudanças significativas nas práticas de linguagem, pois possibilita a utilização de múltiplas semioses na produção dos gêneros textuais. Acredita-se que os projetos de letramento propostos por Kleiman (2013) permitem o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula e conseguem abarcar a multimodalidade presente nos textos.
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