As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos

Autores

  • Lia Machado Fiuza Fialho UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Charliton José dos Santos Machado Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • José Álbio Moreira de Sales Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.432

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Geografia

Resumo

Este artigo discute acerca das interfaces das correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização geográfica” no século XXI. Para privilegiar o referido escopo, foi realizado um estudo de cunho teórico que culminou na dissertação sobre as influências que a corrente Tradicional – determinismo, possibilismo, regionalismo - e a Moderna – pragmática, crítica - exerceram no ensino formal da Geografia, bem como na maneira como a aprendizagem foi concebida historicamente, lançando luz aos objetivos, objeto de estudo e a constituição dos conceitos geográficos pela criança. Constatou-se que, na contemporaneidade, não cabe mais uma visão positivista de ensino baseada unicamente na transmissão mnemônica. Ao contrário, deve-se compreendê-lo como instrumento de compreensão da realidade. Sugere-se desenvolver o conhecimento geográfico desde a tenra infância, propiciando aprendizagem contextualizada, correlacionando sujeito, tempo e espaço em uma perspectiva hermenêutica de produção e transformação da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Professora da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Pós-doutoranda em Educação – UFPB, Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Especialista em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino – UFC, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica – FLATED, Especialista em Psicologia da Educação – FLATED, Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Professor Associado II e Professor Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGE e PPGS, ambos da Universidade Federal da Paraíba Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPQ PQ2-D. É Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e Docente Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas "História da Educação da Paraíba" HISTEDBR/GT-PB.

José Álbio Moreira de Sales, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE) atuando na Graduação e Pós-graduação, Diretor do do Centro de Educação da UECE, Pós-doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto em Portugal, Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Desenvolvimento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Pernambuco, Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

25/06/2014

Como Citar

Fialho, L. M. F., Machado, C. J. dos S., & Sales, J. Álbio M. de. (2014). As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Educação Em Foco, 17(23), 203–224. https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.432