Pedagogias da noite: experiências e sensações coletivas em um parque público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4832

Palavras-chave:

Educação, Pedagogias, Experiência, Espaço púlico, Lugar

Resumo

Como recorte de pesquisa realizada junto ao campo dos Estudos Culturais e Educação, o artigo tem por objetivo dar visibilidade a modos pedagógicos de viver na noite mediante a identificação de experiências coletivas durante um evento noturno no maior parque público da cidade de Porto Alegre, Brasil. Na primeira parte são propostas articulações teóricas entre “pedagogia”, “experiência” e “lugar”. Em seguida são destacados caminhos metodológicos utilizados durante a pesquisa. Na terceira parte, analisamos a música executada ao vivo, as produções artesanais, os “abraços grátis” e outras intervenções por meio da apresentação de “cenas noturnas” compostas a partir das abordagens, relatos e registro de práticas realizadas pelos participantes do evento.  Os resultados apontam que encontros, convívios, aproximações e trocas sociais são experiências vividas através de sensações em comum em que os afetos, a segurança, o “estar junto” funcionam como pedagogias, orientando e conduzindo os sujeitos em lugares noturnos da cidade.

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Biografia do Autor

Eloenes Lima Silva, Secretaria da Educação do estado do Rio Grande do Sul - SEDUC Secretaria Municipal de Educação de Alvorada, RS - SMED

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS 

Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu 

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

Silva, E. L. (2021). Pedagogias da noite: experiências e sensações coletivas em um parque público. Educação Em Foco, 24(42), 318–339. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4832