Pedagogias da noite: experiências e sensações coletivas em um parque público
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4832Palavras-chave:
Educação, Pedagogias, Experiência, Espaço púlico, LugarResumo
Como recorte de pesquisa realizada junto ao campo dos Estudos Culturais e Educação, o artigo tem por objetivo dar visibilidade a modos pedagógicos de viver na noite mediante a identificação de experiências coletivas durante um evento noturno no maior parque público da cidade de Porto Alegre, Brasil. Na primeira parte são propostas articulações teóricas entre “pedagogia”, “experiência” e “lugar”. Em seguida são destacados caminhos metodológicos utilizados durante a pesquisa. Na terceira parte, analisamos a música executada ao vivo, as produções artesanais, os “abraços grátis” e outras intervenções por meio da apresentação de “cenas noturnas” compostas a partir das abordagens, relatos e registro de práticas realizadas pelos participantes do evento. Os resultados apontam que encontros, convívios, aproximações e trocas sociais são experiências vividas através de sensações em comum em que os afetos, a segurança, o “estar junto” funcionam como pedagogias, orientando e conduzindo os sujeitos em lugares noturnos da cidade.
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