Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes

Autores

  • Klayton Santana Porto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maria José Oliveira Duboc Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Solange Lucas Ribeiro Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4836

Palavras-chave:

Práticas docentes, Alunos com deficiência, Escola do campo

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as práticas docentes desenvolvidas no processo de inclusão de alunos com deficiência, em uma escola do campo de Feira de Santana-BA. Foi realizado um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com três professores, desta escola, que trabalham com alunos com deficiência. Dentre os principais resultados encontrados, destacamos que, apesar dos estudantes com deficiência terem o acesso à escola garantido por lei, a Educação Inclusiva ainda não se efetivou na escola do campo investigada. Os dados evidenciam que é necessário um maior investimento por parte da esfera pública, tanto no que se refere à infraestrutura da escola, a formação de professores, como a acessibilidade, em suas várias dimensões.

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Biografia do Autor

Klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor e mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Lider do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de professores (CNPq). Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitações em Ciências da natureza em matemática (UFRB). Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental (UFRB).

Maria José Oliveira Duboc, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação pela Universidade del Mar. Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana

Solange Lucas Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação pela Universidade del Mar. Docente permanente do Mestrado em Educação (PPGE) e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

Porto, K. S., Duboc, M. J. O., & Ribeiro, S. L. (2021). Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes. Educação Em Foco, 24(42), 110–133. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4836