A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DA MUDANÇA PARA OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR:

análise das escolas públicas municipais da cidade de Pelotas/RS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8086

Palavras-chave:

Educação. Pandemia. Cultura escolar. Tecnologia

Resumo

Este estudo visou identificar os desafios enfrentados pelos gestores das escolas públicas municipais de Pelotas no que diz respeito à mudança organizacional. O foco foi na análise da gestão da mudança dentro dessas escolas, considerando fatores como a expansão educacional, a descentralização dos processos e os impactos da pandemia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores escolares, abordando tópicos relacionados à gestão escolar e à gestão da mudança. Os resultados destacam desafios como resistência à mudança, comunicação inadequada, dificuldades na implementação de novas práticas e impactos na cultura escolar e práticas pedagógicas. Este estudo é pioneiro ao abordar especificamente os desafios enfrentados pelos gestores de Pelotas em relação à gestão da mudança, preenchendo uma lacuna na literatura. Além disso, contribui teoricamente ao ampliar o conhecimento nesse contexto de descentralização e pandemia, proporcionando implicações práticas valiosas para a administração escolar em Pelotas e em contextos similares na Administração Pública.

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Biografia do Autor

Leandro Souza Trindade, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Administração Pública pelo PROFIAP - Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal De Pelotas.

Priscila Nesello, UFPel

Pós-doutorado em Administração na Universidade de Caxias do Sul, doutorado em Administração na UCS/PUC, mestrado em Administração na UCS, MBA em Administração da Tecnologia da Informação na UNISINOS. Certificada CSM (Certified Scrum Master) pela Scrum Alliance e certificada PMP (Project Management Professional) pelo PMI. Atualmente é membro associado do World Capital Institute. É professora do magistério superior na Universidade Federal de Pelotas e atua nas áreas de desenvolvimento baseado em conhecimento, inovação, empreendedorismo, gestão da informação, projetos e processos.

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Publicado

24/12/2024

Como Citar

Souza Trindade, L., & Nesello, P. N. (2024). A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DA MUDANÇA PARA OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR:: análise das escolas públicas municipais da cidade de Pelotas/RS. Educação Em Foco, 27(53), 1–26. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8086