Dos paradoxos dos direitos aos contra-direitos da criança

Visualizações: 35

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8279

Palavras-chave:

Contra-direitos , Direitos da criança , Infâncias populares, Paradoxos jurídicos, Sujeito jurídico

Resumo

Este artigo é um ensaio teórico a partir de uma leitura crítica da literatura social-filosófica e jurídica sobre direitos contra-hegemônicos e contra-direitos. Discutem-se os direitos das crianças do ponto de vista do que estes significam para elas e de como podem ser utilizados por elas em seus próprios interesses. Para tanto, ele analisa o que significa considerar as crianças como sujeitos jurídicos, quais paradoxos jurídicos precisam ser considerados e como eles devem ser abordados. O artigo chega à conclusão de que as crianças têm mais condições de se apropriar de seus direitos se eles forem transmitidos juntamente com suas condições de vida e experiências e forem conceituados como contra-direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manfred Liebel, Universidade de Potsdam, Alemanha

Sociológo, Doutor em filosofia, Professor Emérito de Sociologia. Atualmente é Professor Honorário de Estudos Interculturais da Infância e dos Direitos da Criança na Universidade de Ciências Aplicadas de Potsdam, Alemanha. Também é consultor de ONGs que trabalham com crianças e jovens; da Rede Latino-Americana de Mestrados em Políticas Públicas e Direitos da Criança; e dos Movimientos de los Niños, Niñas y Adolescentes Trabajadores (ProNATs).

 




 

Referências

BALIBAR, Étienne. Equaliberty: Political Essays. Durham: Duke University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822377221

BEHRENDS, Teresa. Das Kind als (Menschen-)Rechtssubjekt. Zur Form der Kinderrechte. In: FANGMEYER, A.; J. MIERENDORFF (Eds.). Kindheit und Erwachsenheit in sozialwissenschaftlicher Forschung und Theoriebildung. Weinheim & Basel: Beltz-Juventa, 2017, pp. 27-36.

BRIGHOUSE, Harry. What Rights (if any) do Children Have? In: ARCHARD, D.; MACLEOD, C.M. (Eds.). The Moral and Political Status of Children (pp. 31-52). Oxford: Oxford University Press, 2002. DOI: https://doi.org/10.1093/0199242682.003.0003

BROWN, Wendy. States of Injury: Power and Freedom in Late Modernity. Princeton: Princeton University Press, 1995. DOI: https://doi.org/10.1515/9780691201399

BROWN, Wendy. Suffering the Paradoxes of Rights. In: BROWN, W.; HALLEY, J. (Eds.). Left Legalism/Left Critique. Durham: Duke University Press, 2002, pp. 420–434. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv11hpn4c.15

BUCKEL, Sonja. Zwischen Schutz und Maskerade. Kritik(en) des Rechts. In: DEMIROVIĆ, A. (Ed.). Kritik und Materialität. Münster: Westfälisches Dampfboot, 2008, pp. 110-131.

BUCKEL, Sonja. Subjectivation and Cohesion: Towards the Reconstruction of a Materialist Theory of Law. Leiden y Boston: Brill, 2021. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004432017

DALY, Aoife; STERN, Rebecca Thorburn; LEVINER, Pernilla. UN Convention on the Rights of the Child, and Article 2 discrimination on the basis of childhood. The CRC Paradox? Nordic Journal of International Law, v.91, n.3, 2022, pp. 419-452. DOI: https://doi.org/10.1163/15718107-91030007

DOUZINAS, Costas. The Radical Philosophy of Rights. Londres y Nueva York: Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315775388

DUARTE QUAPPER, Claudio. Sociedades adultocéntricas: Sobre sus orígenes y reproducción. Última Decada, núm. 36, 2012, pp. 99–125. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-22362012000100005

FISCHER-LESCANO, Andreas; FRANZKI, Hannah; HORST, Johan (Hrsg.). Gegenrechte. Recht jenseits des Subjekts. Tübingen: Mohr Siebeck, 2018.

FISCHER-LESCANO, Andreas. Subjektlose Rechte. In: FISCHER-LESCANO, A.; FRANZKI, H.; HORST, J. (Eds.). Gegenrechte. Tübingen: Mohr Siebeck, 2018, pp. 377-420. DOI: https://doi.org/10.1628/978-3-16-156029-3

GRIFFIN, James. Do Children have Rights? In: ARCHARD,D.; MACLEOD, C. M. (Eds.) The Moral and Political Status of Children (pp. 19-30). Oxford: Oxford University Press, 2002. DOI: https://doi.org/10.1093/0199242682.003.0002

HABERMAS, Jürgen. Facticidad y validez. Sobre el derecho y el Estado democrático de derecho en términos de teoría del discurso. Madrid: Trotta, 1998.

HANSON, Karl; NIEUWENHUYS, Olga (Eds.). Reconceptualizing Children’s Rights in International Development: Living Rights, Social Justice, Translations. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139381796

HANSON, Karl; NIEUWENHUYS, Olga. A Child-Centred Approach to Children’s Rights Law. Living Rights and Translations. In: TODRES, J.; KING, S.M. (Eds.): The Oxford Handbook of Children’s Rights Law. Oxford: Oxford University Press, 2020, pp. 101-120. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780190097608.013.6

HILGENDORF, Eric; ZABEL, Benno (Hrsg.). Die Idee subjektiver Rechte. Berlín & Boston: De Gruyter, 2021a. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110704013

HILGENDORF, Eric; ZABEL, Benno. Die Idee subjektiver Rechte. In: HILGENDORF, E.; ZABEL, B. (Eds.). Die Idee subjektiver Rechte. Berlin & Boston: De Gruyter, 2021b, pp. 1-16. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110704013-001

LIEBEL, Manfred. Niñez y Justicia Social. Repensando sus derechos. Santiago de Chile: Pehuén Editores, 2013.

LIEBEL, Manfred. El adultismo y la discriminación por edad contra los niños. In: KUTSAR, D.; WARMING, H. (Eds.). Los Niños y la No Discriminación. Libro de texto interdisciplinar. Tartu: University Press of Estonia, 2015, pp. 125–151.

LIEBEL, Manfred. Infancias Dignas, o cómo descolonizarse. Buenos Aires: El colectivo, México: Bajo Tierra Ediciones y Lima: Ifejant, 2020.

LIEBEL, Manfred. La niñez popular. Intereses, derechos y protagonismos de los niños y niñas. Madrid: Los Libros de la Catarata, 2021.

LIEBEL, Manfred; MUÑOZ, Marta Martínez; MEADE, Philip. Protagonismo Infantil Popular. Derechos desde abajo y participación política. Buenos Aires: El Colectivo y México: Bajo Tierra Ediciones, 2023.

LOICK, Daniel. Juridismus. Konturen einer kritischen Theorie des Rechts. Berlín: Suhrkamp, 2017.

MAGISTRIS, Gabriela. El Gobierno de la Infancia en la Era de los Derechos. Prácticas locales de “protección y restitución de derechos de Niños, Niñas y Adolescentes” en dos municipios del conurbano bonaerense. Tesis de doctorado en ciencias sociales, Universidad de Buenos Aires, 2016.

MAGISTRIS, Gabriela; MORALES Santiago (Comp.). Educar hasta la ternura siempre. Del adultocentrismo al protagonismo de las niñeces. Buenos Aires: Editorial Chirimbote, Ternura Revelde, 2021.

MENKE, Christoph. Kritik der Rechte. Berlín: Suhrkamp, 2018.

MORALES, Santiago. Niñeces del Abya Yala: una aproximación a las categorías de adultocentrismo y adultismo. Revista Observatorio Latinoamericano y Caribeño, vol.6, n. 2, 2022, pp. 134–153.

NIEUWENHUYS, Olga; HANSON, Karl. Living rights theory. In: BALAGOPALAN, S.; WALL, J.; WELLS, K. (Eds.). Handbook of Theories in Childhood Studies. London: Bloomsbury, 2023, pp. 167-179. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350263871.0018

PUPAVAC, Vanessa. Misanthropy without Borders: The International Children’s Rights Regime. Disasters, vol. 25, n. 2, 2001, pp. 95-112. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-7717.00164

SCHMIDT, Christian. Ermöglichung und Einhegung. Die Rolle der subjektiven Rechte bei der Gestaltung politischer Ordnungen. In: HILGENDORF, E.; ZABEL, B. (Eds.). Die Idee subjektiver Rechte. Berlin & Boston: De Gruyter, 2021, pp. 135-152. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110704013-008

STAMMERS, Neil. Human Rights and Social Movements. Londres & Nueva York: Pluto Press, 2009.

VOLTARELLI, Monique Aparecida. Childhood protagonism in Latin American scenarios: threshold dialogues with childhood studies. childhood & philosophy, [S. l.], v. 18, p. 01–28, 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67277

VOLTARELLI, Monique Aparecida . Os Estudos Sociais da Infância na América do Sul. 1. ed. Curitiba: CRV, 2023.

WOODHOUSE, Barbara Bennet. Hidden in Plain Sight. The Tragedy of Children’s Rights from Ben Franklin to Lionel Tate. Princeton & Oxford: Princeton University Press, 2008.

Downloads

Publicado

23/12/2024

Como Citar

Liebel, M. (2024). Dos paradoxos dos direitos aos contra-direitos da criança . Educação Em Foco, 27(53), 11–23. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8279