Educação Ambiental Crítica e o território da Zona da Mata mineira:

um diálogo necessário

Autores

  • Alen Henriques Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8430

Palavras-chave:

Educação, Minas Gerais, Meio Ambiente, Mineração e hidrelétricas, Desenvolvimento econômico

Resumo

A Zona da Mata de Minas Gerais foi a última região do Estado a ser colonizada. Nas últimas décadas este território  vivencia experiências econômicas produtoras de impactos ambientais como as ligadas à mineração e à construção de barragens. Os objetivos deste artigo se encontram na discussão sobre a educação ambiental crítica enquanto ferramenta para compreensão das demandas ambientais atuais. Para tanto, o texto se amparou em uma pesquisa bibliográfica e em dados secundários. Inicialmente, é apresentado um histórico do processo de ocupação e degradação ambiental da Mata mineira. Adiante, discute-se a relação entre o modelo econômico implantado em porções desse território e a produção de vulnerabilidades socioambientais. Por fim, são expostos conceitos da educação ambiental crítica articulando-a ao processo de crescimento econômico e às correntes de pensamento ambiental. Conclui-se que a defesa da educação ambiental crítica é necessária para o fortalecimento de um contraponto frente aos modelos de pensamento hegemônicos.

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Biografia do Autor

Alen Henriques, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor Adjunto CII, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas (PCH), da Universidade Federal Fluminense (UFF), leciona nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo e Pedagogia. Doutorado em Saúde Pública, Linha de Pesquisa "Desigualdades Sociais, Modelos de Desenvolvimento e Saúde" pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC); Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva (IESC/UFRJ); Graduação em Geografia.

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Publicado

26/11/2024

Como Citar

Batista Henriques, A. (2024). Educação Ambiental Crítica e o território da Zona da Mata mineira: : um diálogo necessário. Educação Em Foco, 27(53), 1–25. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8430