Percepção da autoeficácia computacional docente dos professores da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5887

Palavras-chave:

crenças de autoeficácia computacional docente. Professor. prática pedagógica. Tecnologia digital.

Resumo

O estudo propõe um olhar diferenciado para a inserção das tecnologias digitais no campo educacional, afastando-se da perspectiva técnica e aproximando-se da percepção de artefatos culturais imersos nos hábitos, costumes e crenças dos professores. As crenças pedagógicas funcionam como filtros dos pensamentos e ações dos professores, portanto essa investigação visa analisar a percepção das crenças de autoeficácia que os professores possuem para lecionar usando as tecnologias digitais. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida em oito escolas municipais do Rio de Janeiro, entrevistando 64 professores, durante o período de 2014-2019. Os resultados demonstraram que a maioria dos docentes (63) utilizaram as tecnologias no âmbito pessoal, mas ao verificar o ambiente escolar esse grupo diminuiu para 47. E apenas 17 destes conseguiram modificar suas práticas pedagógicas usando as TIC. Conclui-se que a autoeficácia computacional docente não representa uma confiança contínua, pois é influenciada por vários elementos e está em constante transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis de Britto Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão de Curso à Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (2015), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019) e doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é professora de Geografia nas redes de ensino público no município de Macaé/RJ. A experiência da graduação foi na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia tendo atuado principalmente nos seguintes temas: erosão e hidrologia. A partir da pós-graduação o tema de interesse aproximou-se da Educação, em função da trajetória profissional como professora da Educação Básica. Na pós-graduação o estudo focou no uso das tecnologias digitais na educação a distância. A preocupação com as tecnologias digitais continuou existindo tanto no mestrado em que a pesquisa se desenvolveu sobre as práticas pedagógicas e os recursos tecnológicos digitais a partir da interpretação do constructo psicológico da autoeficácia. Quanto no doutorado procurando compreender a autorregulação da aprendizagem dos professores diante das tecnologias, ou seja, como aprendem a usar esses recursos e sua confiança (autoeficácia) para ensinar com tais ferramentas.

Magda Pischetola, IT University of Copenhagen

Pós-doutoranda no projeto Teknosofikum da IT-University of Copenhagen. Professora colaboradora do quadro complementar da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação, na área de mídias e tecnologias em educação. Entre 2014 e 2020 foi coordenadora do grupo de pesquisa ForTec/CNPq - Formação docente e Tecnologias (www.fortecpucrio.org). Possui mestrado em Comunicação (2006) e doutorado em Educação pela Universitá Cattolica del Sacro Cuore de Milão, Itália (2010) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Sua área de pesquisa se concentra sobre as problemáticas da inclusão digital, a formação de professores e as práticas pedagógicas inovadoras com uso de tecnologias. Desde setembro de 2019 a Fevereiro de 2020 realizou estágio de Professora Visitante na University of Copenhagen e na Aalborg University CPH (Dinamarca) pelo projeto CAPES-Print.

Referências

ALBION, Peter. Self-efficacy beliefs as an indicator of teachers’ preparedness for teaching with technology. Retrieved, jul., v. 25, 2000. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/11039629.pdf Acessado em: 20 nov. 2020.

ALBION, Peter. Interactive multimedia PBL: design, development and evaluation. Enhancing pre-service teachers self-efficacy about teaching with computers. VDM: Germany, 2009.

ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto. Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino. 2011. 198f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto. Professores e computadores: uma compreensão sobre as crenças de autoeficácia computacional docente. In: AZZI, R. G.; VIEIRA, D. A. (Org.) Crenças de eficácia em contexto educativo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014. Série teoria social cognitiva em contexto educativo, vol. 2. p. 41 – 53.

ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto; AZZI, Roberta Gurgel. Formação de professores para o uso de tecnologias computacionais no ensino: considerações sobre a importância da autoeficácia. Revista da Associação Nacional de Pós-Graduandos. v. 1, n. 1, 2009, São Paulo: Associação Nacional de Pós-Graduandos, 2009.

ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto. Autoeficácia computacional docente e o uso didático de tecnologias de informática. I Encontro Internacional TIC e Educação. 2010. Lisboa – Portugal. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/256325790_Autoeficacia_computacional_docente_e_o_uso_didatico_de_tecnologias_de_informatica Acessado em: 02 out. 2020.

AZZI, Roberta Gurgel; VIEIRA, Diana Aguiar. (Org.). Crenças de eficácia em contexto educativo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. (Org.) Auto-eficácia em diferentes contextos. Campinas - SP: Alínea, 2006.

AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J; BZUNECK, J. A. Considerações sobre a auto-eficácia docente. In: AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. (Org.) Auto-eficácia em diferentes contextos. Campinas - SP: Alínea, 2006. p. 149-159.

AZZI, R. G.; VIEIRA, D. A.; IAOCHITE, R. T.; FERREIRA, L. C. M.; GUERREIRO-CASANOVA, D. C. Crenças de eficácia pessoal e coletiva. In: AZZI, R. G.; VIEIRA, D. A. Crenças de eficácia em contexto educativo. São Paulo: Casa do Psicólogo. Série teoria social cognitiva em contexto educativo, vol. 2, 2014.

BANDURA, Albert. Self-efficacy: toward a unifying of behavioral change. Psychological Review, v. 84, n. 2, p. 191-215, 1977. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0146640278900024 Acessado em: 15 ago 2020.

BANDURA, Albert. The explanatory and predictive scope of self-efficacy theory. Journal of Social and Clinical Psychology: v. 4, Special Issue: Self-Efficacy Theory in Contemporary Psychology, pp. 359-373, 1986. Disponível em: https://doi.org/10.1521/jscp.1986.4.3.359 Acessado em: 20 fev. 2019.

BANDURA, Albert. Regulation of cognitive process through perceived self-efficacy. Developmental Psychologycal, v. 25, n. 5, p. 729-735, 1989.

BANDURA, Albert. Self-efficacy: The exercise of control. New York: W. H. Freeman, 1997.

BANDURA, Albert. Toward a psychology of human agency: Pathways and reflections. Perspectives on Psychological Science, 13, 130–136. 2018. Disponível em:

BANDURA, Albert; AZZI, Roberta Gurgel. Teoria Social Cognitiva: Diversos Enfoques. Campinas – SP: Mercado das Letras, 2017.

BANDURA, Albert; AZZI, Roberta; POLYDORO, Soely. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1977. 1ª ed. 3ª Reimpressão. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARCELOS, A. M. F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. v. 7, n. 2, 2007, Belo Horizonte, Minas Gerais.

BORG, Michaela. Teacher’s Beliefs. ELT Journal – Oxford Academic, v. 55, n. 2, 2001. Disponível em: https://academic.oup.com/eltj/article/55/2/186/3114052 Acessado em: 15 ago 2020.

BRITTO, Rovilson Robbi. Cibercultura: sob olhar dos estudos culturais. São Paulo: Paulinas, 2009.

BUSTOS NAVARRETE, C. E. Creencias docentes y uso de nuevas tecnologías de la informacíon y comunicacíon en profesores de cinco estabelecimientos chilenos de educación básica y media. Universitas Psychologica. v. 11, n. 2, p. 511-521, 2012.

CANDAU, Vera Maria. (Org.). Didática: tecendo/reinventando saberes e práticas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018.

CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia (Org.) Didática e Fazeres-Saberes Pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

CANDAU, Vera Maria. Didática: revisitando uma trajetória. In: CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia (Org.) Didática e Fazeres-Saberes Pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

CHEN, C. H. Why Do Teachers Not Practice What They Believe Regarding Technology Integration? The Journal of Educational Research, v. 102, 1, 65-75, 2008.

COMPEAU, D. R.; HIGGINS, C. A. Computer self-efficacy: development of a measure and initial test. MIS Quarterly, 19 (2), 189-211, 1995.

CORRY, Michael; STELLA, Julie. Teacher self-efficacy in online education: A review of the literature. Research in Learning Technology, 26, 2018. https://doi.org/10.25304/rlt.v26.2047 Acessado em: 12 mar 2021

DIAS, P. Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede. Educação, Formação & Tecnologias, (6 (2), 2013.

EICKELMANN, Birgit; VENNEMANN, Mario. Teachers’ attitudes and beliefs regarding ICT in teaching and learning in European countries. European Educational Research Journal, 16(6), 733-761, 2017. https://doi.org/10.1177%2F1474904117725899 Acessado em: 12 mar 2021

ERTMER, Peggy A. Teacher pedagogical beliefs: The final frontier in our quest for technology integration? Educational Technology Research and Development, v. 53, 4, 25-39, 2005.

ERTMER, Peggy A.; CONKLIN, Deborah.; LEWANDOWSKI, Judith; OSIKA, Elizabeth; SELO, Margareth; WIGNALL, Eric. Increassing preservice teacher’s capacity for technology integration through the use of electronic models. Teacher Education Quarterly, v. 30, n. 1, p. 95-112, Winter, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/289221816_Increasing_preservice_teachers%27_capacity_for_technology_integration_through_the_use_of_electronic_models Acessado em: 15 ago. 2020

ERTMER, P. A.; OTTENBREIT-LEFTWICH. Teacher Technology Change: How Knowledge, Confidence, Beliefs, and Culture Intersect. Journal of Research on Technology in Education, v. 42, n. 3, pp. 255-284, 2010.

ERTMER, Peggy; OTTENBREIT-LEFTWICH, Anne; TONDEUR, Jo. Teachers’ beliefs and uses of technology to support 21st-century teaching and learning. In: Helenrose Fives; Michele Gregoire Gill. (Eds.). International handbook of research on teachers’ beliefs (pp. 403-418). Routledge, 2014.

FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, dez./2010.

FINO, Carlos Nogueira. Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). II Colóquio DCE – UMa, 2008. Disponível em: http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes/Inovacao_Pedadogica_Significado_%20e_Campo.pdf Acessado em: 15 ago. 2020

GLASER, Barney; STRAUSS, Anselm. The discovery of grounded theory. New York: Aldene de Gruyter, 1967.

GOYA, A.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. É. R. Crenças de eficácia de professores e motivação de adolescentes para aprender Física. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, p. 51-67, jan./jul. 2008.

GUIMARÃES, V. F.; ABBAD, G. S. Autoeficácia no uso do computador em situações de aprendizagem: uma análise da literatura internacional. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 15(2), pp. 170-187, abr-jun 2015.

HARTMAN, Hope J. Como ser um professor reflexivo em todas as áreas do conhecimento. Tradução por Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: AMGH, 328 p, 2015.

HATLEVIK, Ida; HATLEVIK, Ove Edvard. Examining the relationship between teachers’ ICT self- efficacy for educational purposes, collegial collaboration, lack of facilitation and the use of ICT in teaching practice. Frontiers in Psychology, 9(935), 2018. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00935 Acessado em: 12 mar 2021

HEINSFELD, Bruna Damiana; PISCHETOLA, Magda. Cultura digital e educação, uma leitura dos Estudos Culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, p. 1349-1371, 2017.

HEINSFELD, Bruna Damiana. Conhecimento e tecnologia: uma análise do discurso das Políticas Públicas em Educação. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

KENSKI, Vania Maria. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KENSKI, Vania Maria. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Moran; BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

NAVARRO, L. P. El análisis de las creencias de autoeficacia: un avance hacia el desarrollo profesional de docente. Miscelánea Comillas, v. 60, p. 591-612, 2002.

NAVARRO, L. P. La autoeficácia del profesor universitario: Eficacia percibida y práctica docente. Editora Narceas, 2007.

NAUMANN, Larissa; PISCHETOLA, Magda. Práticas de leitura e autoria na perspectiva dos multiletramentos: relato de pesquisa em escolas municipais do Rio de Janeiro. NUANCES, v. 28, p. 127-146, 2017.

NELSON, Michael; HAWK, Nathan. The impact of field experiences on prospective preservice teachers’ technology integration beliefs and intentions. Teaching and Teacher Education, 89, 1–11, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X1930085X Acessado em: 12 mar 2021

NESPOR, J. The role of beliefs in the practice of teaching. Journal of Curriculum Studies, 19, 317-328, 1987.

NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Vidas de professores. p. 11-30. Porto: Porto Editora, 1995.

NOGUEIRA, S. M. N. Integração formação docente inicial e continuada com a mediação de didática e novas tecnologias. In: SANTOS, E; ALVES, L. (Org.). Práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: E-papers, 2006

OLIVEIRA, S. M. L. Crenças e valores dos profissionais de creche e a importância da formação continuada na construção de um novo papel junto à criança de 0 a 3 anos. Em Aberto, Brasília, v. 18, n. 73, p. 89 – 97, 2001.

PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2019.

PAIVA, M. L. M. F.; PRETTE, Z. A. P. D. Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 1, p. 75-85, 2009.

PAJARES, M. F. Teachers' beliefs and educational research: Cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, 62, 3, 307-332, 1992.

PAJARES, M. F. Self-efficacy in academic settings. Review of Educational Research, v. 66, n. 4, p. 543-578, 1996.

PAJARES, Frank.; OLAZ, Fabián. Teoria social cognitiva e autoeficácia: uma visão geral. In: BANDURA, Albert; AZZI, Roberta; POLYDORO, Soely. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PAMUK, S.; PEKER, D. Turkish pre-service Science and mathematics teachers’computer related self-efficacies, atitudes and the relationship between these variables. Computers & Education. N. 53, p. 454-461, 2009.

PEDRO, N. Auto-eficácia e satisfação profissional dos professores: colocando os constructos em relação num grupo de professores do Ensino Básico e Secundário. Revista de Educação, v. XVIII, n. 1, 23 – 47, 2011.

PEINADO, S.; OLMEDO, K. La autoeficácia computacional, el entrenamiento, la frcuencia, y el lugar de uso de computadoras em estudiantes universitários venezolanos. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 9, p. 11-125, 2013.

PERRENOUD, P. et al. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.

PISCHETOLA, Magda. Inovação pedagógica e tecnologias, um processo de imersão cultural. PISCHETOLA, Magda; SANTOS, Elis Renata de Britto; ALBUQUERQUE, Paula; HEINSFELD, Bruna Damiana; SILVA, Maria Paula Rossi Nascentes. Inovação pedagógica com o uso de tecnologias: entre tecnicismo e imersão cultural. In: XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Para onde vai a didática? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade. Salvador: UFBA, 2018(a).

PISCHETOLA, Magda. Cultura digital, tecnologias de informação e comunicação e práticas pedagógicas. In: CANDAU, V. M. (Org.) Didática: Tecendo/Reinventando saberes e práticas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018(b).

PISCHETOLA, Magda; HEINSFELD, Bruna Damiana. Tecnologias, estilo motivacional do professor e democracia em sala de aula. In: IX Seminário Internacional Redes Educativas e Tecnologias - Educação e democracia – aprender ensinar para um mundo plural e igualitário. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. v. 1.

PISCHETOLA, Magda; HEINSFELD, Bruna Damiana. “Eles já nascem sabendo!”: desmistificando o conceito de nativos digitais no contexto educacional. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, p. 1, 2018.

PISCHETOLA, Magda; ALBUQUERQUE, Paula; HEINSFELD, Bruna Damiana; SANTOS, Elis Renata de Britto; CORRÊA, Juliana Gomes; SILVA, Maria Paula Rossi Nascentes; OLIVEIRA, Nadja, Naira Silva. Tecnologias, pensamento sistêmico e os fundamentos da inovação pedagógica. Curitiba: CRV, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/337669956_Tecnologias_pensamento_sistemico_e_os_fundamentos_da_inovacao_pedagogica Acessado em: 20 fev. 2020.

PRENSKY, Mark. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.

PRETTO, N. L. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação. 24 (1), p. 95-118, 2011.

PULIDO, J. A. Creencias sobre el uso de las TIC de los docentes de educación primaria en México. Sintética – Revista Electrónica de Educación. nº 41, 2013.

RAMALHO, Betania Leite; NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Aprendizagem docente, formação continuada e inovação pedagógica mediadas pelas TDICS: desafios para a educação século XXI. Revista de Estudos Curriculares, n. 10, v. 1, 2019. Disponível em: https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php?journal=rec&page=article&op=view&path%5B%5D=70. Acessado em: 02 jan. 2020.

RIBEIRO, A. L. O papel da escola básica como agência promotora do letramento digital. E-Hum, Belo Horizonte, v.3, n. 1, p. 1-15, 2010.

RIEDNER, D. D. T. Práticas pedagógicas e tecnologias no Ensino Superior: Formação inicial de professores e inovação na UFMS. 2018. 185f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2018.

RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M. Tenologias digitais no ensino superior: uma possibilidade de inovação das práticas? C. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias, 9 (2), 37-55, 2016.

SADALLA, A. M. F. A.; SARETTA, P.; ESCHER, C. A. Análise das crenças e suas implicações para a educação. In: AZZI, R. G.; SADALLA, A. M. F. A. (Org.) Psicologia e Formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

SANTOS, Elis Renata de Britto; ALBUQUERQUE, Paula Luderitz. Autoeficácia computacional docente e reflexão como elementos facilitadores das inovações em sala de aula. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, XIX, 2018, Salvador. Anais. Salvador: 2018. Disponível em: https://endipesalvador.ufba.br. Acessado em: 20 nov. 2019.

SCHON, D. A. The reflective practitioner. New York, NY: Basic Books, 1983.

SCHON, D. A. Formar professores reflexivos (1995). In: NÓVOA, Antonio (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p.77-91, 1995.

SCHON, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SPITERI, Marthese; RUNDGREN, Shu-Nu Chang. Literature review on the factors affecting primary teachers’ use of digital technology. Technology, Knowledge and Learning, 25(1), 115–128, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10758-018-9376-x Acessado em: 12 mar 2021.

TIRADO-MORUETA, R.; AGUADED-GOMÉZ, J. I. Influencias de las creencias del profesorado sobre el uso de la tecnología en el aula. Revista de Educación, 363, pp. 230-255, Enero-Abril 2014.

TONDEUR, Jo; VAN BRAAK, Johan; ERTMER, Peggy; OTTENBREIT- LEFTWICH, Anne. Understanding the relationship between teachers’ pedagogical beliefs and technology use in education: A systematic review of qualitative evidence. Educational Technology Research and Development, 65(3), 555-575, 2017 https://doi.org/10.1007/s11423-016-9481-2 Acessado em: 12 mar 2021

TSCHANNEN-MORAN, M.; WOOLFOLK HOY, A. Teacher efficacy: capturing an elusive construct. Teacher and Teacher Education, v. 17, p. 783-805, 2001

ZAMBON, M. P.; SOUZA, D. das G. de; ROSE, T. M. S. de. Autoeficácia e experiência de professores no uso de tecnologias de informática. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 20, n. 2, 2012.

Downloads

Publicado

29/12/2021

Como Citar

de Britto Santos, E. R., & Pischetola, M. (2021). Percepção da autoeficácia computacional docente dos professores da Educação Básica. Educação Em Foco, 24(44), 422–455. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5887