200 anos de Educação Rural no Brasil:

histórias de exclusão, abandono e discriminação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6627

Palavras-chave:

Ensino Primário Rural, Fechamento de escolas do campo, Movimento pela Ruralização do Ensino

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um balanço sobre a trajetória da Educação Rural no Brasil, nos séculos XIX e XX, com ênfase no Ensino Primário (séries iniciais do atual Ensino Fundamental). No passado e no presente, a educação dos trabalhadores do campo, em países em desenvolvimento, tem permanecido como desafio educacional de inegáveis proporções. Com base em recentes estudos realizados sobre o tema, este artigo tem como pano de fundo o direito à educação dos trabalhadores rurais atrelado à luta pela terra. A análise recai sobre as propostas para a educação da infância nas áreas rurais, o movimento pela ruralização do ensino e a institucionalização da escola primária no campo. Aborda, ainda, problemas institucionais e pedagógicos das escolas isoladas, a questão do provimento e formação de professores culminando com as políticas mais recentes de nucleação e fechamento das escolas do campo.

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Biografia do Autor

Rosa Fátima de Souza-Chaloba, UNESP

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestrado em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp) e Doutorado em Educação pela Universidade São Paulo (USP). Estágio Pós-doutoral na School of Education, University of Wisconsin (Madison/EUA), na Universidade Santiago de Compostela e na Universidade Lisboa. Professora titular em História da Educação, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Marília). Pesquisadora do CNPq (Bolsa PQ-1B).

Agnes Iara Domingos Moraes, UEMS

Doutora em Educação, com período sanduíche na Universidad de Salamanca - Espanha, Mestre em Educação, Especialista em Atendimento Educacional Especializado: área da Deficiência Intelectual e Graduada em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Intelectual, todos pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília. Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Paranaíba. Desenvolve pesquisas sobre história da educação rural, educação do campo, educação inclusiva e formação de professores. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos acadêmico-científicos nacionais e internacionais.

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Souza-Chaloba, R. F. de, & Domingos Moraes, A. I. (2022). 200 anos de Educação Rural no Brasil:: histórias de exclusão, abandono e discriminação. Educação Em Foco, 25(46), 61–85. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6627

Edição

Seção

Dossiê 200 Anos de Educação do Brasil