Convergências possíveis de potencialidades críticas:

diálogos entre Educação Ambiental e Direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5476

Palavras-chave:

Ambiente, Conhecimento, Decolonialidade, Direito, Educação Ambiental

Resumo

O conhecimento produzido em determinado lugar desempenha um papel fundamental na construção e manutenção da memória de um povo, uma cultura, uma outra organização social, enfim, de toda uma gama de sujeitos que através dos processos comunicativos estabelecem linguagens falada, gestual, sensorial, sobretudo ligadas ao resgate do ser na coletividade. A temática, portanto, desta pesquisa reconhece a abordagem freiriana dos saberes tradicionais como fontes do conhecimento científico, porque para este último, houve uma diferenciação daquilo que foi apreendido para de certo modo traçar outros propósitos. Objetivamos com o presente artigo, compreender possíveis caminhos, a partir do conhecimento produzido pelos saberes tradicionais, que relacionem a Educação Ambiental e o Direito, de modo a possibilitar a busca da transformação da realidade socioambiental. A metodologia adotada foi a analética de Dussel, e os resultados apontam para a necessidade de uma decolonialidade do conhecimento científico nestes campos.

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Biografia do Autor

Bernard Constantino Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em Direito e Justiça Social pela FURG. Bacharel em Direito pela FURG. Graduando em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Jurista e pesquisador, membro do Grupo de Pesquisa: Direito e Educação Ambiental - GPDEA/FURG, Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes - GEFE/FURG, e do Grupo de Pesquisa: SIDC - Sociedade da informação, liberdade de expressão e democracia constitucional/FMP-RS, cadastrados no DGP/CNPq; com experiência de pesquisa nos seguintes temas: Decolonialidade, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Educação Ambiental, Estudos subalternos e História do Direito.

Vanessa Hernandez Caporlingua, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Doutora em Educação Ambiental/FURG. Bacharel em Direito /FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental/FURG e da Faculdade de Direito/FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental GPDEA/CNPq.

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Constantino Ribeiro, B., & Hernandez Caporlingua, V. (2021). Convergências possíveis de potencialidades críticas:: diálogos entre Educação Ambiental e Direito. Educação Em Foco, 24(44), 308–330. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5476