A escola e a aluna:

ensino profissional feminino para superar entraves sociais, Belo Horizonte, 1920–50

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6067

Palavras-chave:

Escola Profissional Feminina, higienismo, história da educação

Resumo

Este estudo aborda a Escola Profissional Feminina de modo a situá-la em meio a problemas contextuais que motivaram sua existência e que ajudou a resolver (demanda escolar em Belo Horizonte nos anos 1920–50). O trabalho cita o caso de uma ex-aluna (seus problemas de vida e os que ela conseguiu resolver como profissional formada por tal escola) como exemplo do trabalho da escola. O estudo objetivou entender a história do ensino profissional segundo seus desdobramentos em uma instituição e na vida de uma ex-aluna e seus problemas enfrentados para viver na capital mineira. Foram usadas fontes impressas e manuscritas e relatos orais. Os resultados apontam o ensino profissional como objeto de estudo valioso para a história da educação, pois abre perspectivas de compreensão mais palpáveis que na educação geral, assim como se relaciona com problemas sociais como miséria e higienismo, temas convergentes para a escola (pública).

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Biografia do Autor

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1983), foi a primeira discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia a defender o Mestrado em Educação no (1992) na UFU. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutorado em Psiquiatria, Neurologia e Psicologia Médica (2000). É professora de História da Educação e Política e Gestão da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografias da Educação (NEPHE).

José Carlos Souza Araújo, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cursou Filosofia pelo Instituto Estigmatino de Campinas, e é bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, SP. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e Doutor em Educação na área de Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), através da tese intitulada "Filosofia da Educação e Realidade Brasileira no Pensamento Pedagógico Marxista". Atua como professor e pesquisador com ênfase na área da Filosofia e História da Educação, alem das áreas da Pedagogia e da Didática. É membro-fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia, desde a sua emergência em setembro de 1990, quando se ampliou o grupo de pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" (Histedbr). É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação desde a sua fundação em 2000, da qual foi Diretor Regional do Sudeste entre 2003 e 2007. Atualmente, está vinculado, como colaborador, ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da qual é Professor Titular.

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CAETANO, Maria Celme Ribeiro. Belo Horizonte, MG. Arquivo de mp3 63 minutos). Entrevista concedida a Betânia Laterza Ribeiro na residência da entrevistada.

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

de Oliveira Laterza Ribeiro, B., & Souza Araújo, J. C. . (2021). A escola e a aluna:: ensino profissional feminino para superar entraves sociais, Belo Horizonte, 1920–50. Educação Em Foco, 24(44), 80–107. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6067