Notas sobre a mulher contemporânea no ensino superior

Autores

  • Rebeca Contrera Ávila Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Écio Antônio Portes Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Resumo

No texto apresentam-se as teorias referentes a estudos e pesquisas sobre a presença da mulher no ensino superior no Brasil contemporâneo, assim como as discussões propostas por análises estatísticas de estudos recentes sobre o tema. Por meio deste estudo produzem-se questionamentos, levantam-se hipóteses fundamentadas na reflexão de autores que tratam de questões relativas à mulher e à educação no mundo de hoje e problematizam-se conceitos tais como o de “guetização”. Há ainda propostas para reflexões baseadas nas considerações acerca do desejo das mulheres diante da construção de um capital escolar que propicia a elas jogar o jogo da escolha de destinos profissionais via campo da educação.

 

Palavras-Chave: mulher; universidade; escolha; carreiras profissionais; Sociologia da Educação.

Biografia do Autor

Rebeca Contrera Ávila, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Pós-Graduanda em Educação na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Écio Antônio Portes, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Downloads

Publicado

2009-06-30

Edição

Seção

Artigos