Notas sobre a mulher contemporânea no ensino superior
Resumo
No texto apresentam-se as teorias referentes a estudos e pesquisas sobre a presença da mulher no ensino superior no Brasil contemporâneo, assim como as discussões propostas por análises estatísticas de estudos recentes sobre o tema. Por meio deste estudo produzem-se questionamentos, levantam-se hipóteses fundamentadas na reflexão de autores que tratam de questões relativas à mulher e à educação no mundo de hoje e problematizam-se conceitos tais como o de “guetização”. Há ainda propostas para reflexões baseadas nas considerações acerca do desejo das mulheres diante da construção de um capital escolar que propicia a elas jogar o jogo da escolha de destinos profissionais via campo da educação.
Palavras-Chave: mulher; universidade; escolha; carreiras profissionais; Sociologia da Educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.