A incorporação de lutas transversais pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST

Autores

  • Pedro Rosas Magrini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mara Coelho de Souza Lago Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O MST é um movimento social de luta pela terra que tem apresentado várias propostas e discussões avançadas em diversas temáticas emergentes na sociedade. O movimento tomou grandes dimensões no Brasil, tanto em termos numéricos quanto em termos de demandas e reivindicações. Seus objetivos vêm sendo ampliados no processo de sua organização e consolidação histórica e várias outras lutas foram e estão sendo incorporadas, como, por exemplo, a luta pela igualdade de gênero e a valorização da diversidade étnico-racial. Nosso objetivo é compreender os processos que levaram o MST a incorporar linhas políticas de gênero e diversidade, e a concepção que o movimento tem sobre essa discussão, através da análise de documentos que disponibiliza em seu site bem como em cartilhas, livros e apostilas de formação. Os primeiros apontamentos indicam que temáticas transversais de gênero, sexualidade, raça e etnia tem status bem diferenciados e não acontecem de forma articulada, poucas vezes sendo utilizadas numa perspectiva interseccional. Além disso, a discussão sobre sexualidade é praticamente inexistente e assuntos fundamentais que emergem em toda a sociedade, como a AIDS, o aborto e a homossexualidade têm sido negligenciados.

Biografia do Autor

Pedro Rosas Magrini, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras no ano de 2007, mestrado em Admnistração na área de Gestão social, Ambiente e Desenvolvimento no ano de 2010. Atualmente é doutorando do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Fedral de Santa Catarina (PPGICH/UFSC) na área de concentração de Estudos de Gênero (EGE) e na linha de pesquisa de Gênero e suas inter-relações com geração, etnia, classe (GIRGEC).

Mara Coelho de Souza Lago, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora doutora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Edição

Seção

Artigos