Uma análise interpretativa sobre garatujas e desenhos das crianças
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo, refletir sobre a importância da garatuja e do desenho na infância; esse processo acontece durante todo o crescimento das crianças, perpassa por fases e tem múltiplos significados, que podem ajudar diferentes profissionais entenderem melhor o que a criança quer expressar. Realizamos uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Philippe Greig, René-Lucien, Maria Heloísa e Maria F. de Rezende, bem como um estudo de caso tendo um quantitativo de 20 crianças e 25 desenhos analisados. Coletamos expressões artísticas em traços de crianças de diferentes idades, interpretamos os mesmos com base nos estudos realizados e identificamos características pessoais, sentimentos, gostos, medos e outros dados de cada uma. Procuramos enfatizar que quando o pedagogo sabe mobilizar e mediar seus alunos durante esse processo, pode os ajudar de forma significativa, porque o esquema visual estimula as crianças a expressarem suas emoções, trabalha os sentimentos, a criatividade, o real e o imaginário, a coordenação motora, o esquema corporal, entre outros. Os menores, no esboço de suas garatujas e desenhos, representam de certa forma um pouco de si próprios; merecendo de nós, profissionais da pedagogia, a atenção e o carinho, perante seu momento de descobertas neste mundo fantástico da imaginação e criação. É preciso cuidar, tentar entender e manter, para que com a pureza da garatuja e do desenho, no futuro se tornem indivíduos críticos, letrados e conscientizados.
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