Aspectos da linguagem na criança com Síndrome de Down: influências no processo da fala e alfabetização

Autores

  • Adriana Drumond Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus Barbacena
  • Rodolfo Francisco do Nascimento Universidade Federal de São João del Rei

Resumo

O presente estudo objetiva investigar os aspectos da linguagem no processo da aquisição da fala e na alfabetização da criança com síndrome de Down. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, com fontes baseadas em artigos científicos, dissertações e teses. A Síndrome de Down é o distúrbio cromossômico mais comum e uma causa importante de graus variáveis de deficiência intelectual. Esse distúrbio cromossômico traz dentre muitas alterações, em especial para o nosso estudo, a dificuldade na aquisição da linguagem e no processo de alfabetização. A aprendizagem de pessoas com Síndrome de Down ocorre de forma mais lenta, quando comparada a pessoas sem deficiência qualquer, assim, as dificuldades mais comuns são: manter a atenção e continuar com a atividade específica; reter informações; situar estas informações no tempo e no espaço; elaborar um pensamento abstrato. Nesse contexto, todo o aprendizado deve ser estimulado a partir do concreto, sem pular etapas, necessitando de instruções visuais e situações reais, para que a pessoa com Síndrome de Down consolide suas aquisições.

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Publicado

2021-04-19