O desenvolvimento religioso dos professores de Ensino Religioso e sua influência na ação pedagógica segundo James Fowler
Resumo
A presente pesquisa objetivou identificar os diferentes saberes dos docentes, compreender o desenvolvimento e a influência da fé na ação pedagógica dos professores da disciplina de Ensino Religioso. O campo de pesquisa foram unidades de uma instituição de ensino de cunho humanístico cristão, confessional católica, particular, nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários aos professores de Ensino Religioso desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Para alcançar os objetivos propostos, cinco pontos foram estabelecidos para discussão e análises dos resultados: (1) identificação dos professores - idade, sexo, tempo de atuação na área da educação e como professor de Ensino Religioso; (2) formação dos professores, saberes, conhecimentos adquiridos ao longo de sua história e trajetória profissional; (3) aspectos religiosos, desenvolvimento da fé, experiências religiosas e espiritualidade; (4) o saber religioso; (5) análise das influências da fé na ação pedagógica, pois se acredita que todo professor exerce influência na vida e na aprendizagem dos educandos, sobretudo o de Ensino Religioso, pois desempenha papel decisivo nesse processo, uma vez que o como fazer está ligado à sua formação como educador e àquilo em que acredita. A base teórica deste trabalho fundamenta-se em Tardif (2002), que aponta os diferentes saberes docentes, afirmando que por meio desses saberes é modelado o perfil do educador e em James W. Fowler (1992), que apresenta seis estágios do desenvolvimento da fé baseando-se nos estudos de Piaget (1983), Kolberg (1958) e Erikson (1976).
Palavras-chave: Saberes docentes; ensino religioso; desenvolvimento da fé; ação pedagógica; formação de professor.
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