A extensão universitária no ensino superior e a sociedade

Autores

  • Ana Lucia de Paula Ferreira Nunes Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Maria Batista da Cruz Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo destacar a importância da extensão universitária no ensino superior. Procurou-se compreender a importância da universidade, rever suas formas de atuação e de interação com a realidade que a rodeia e as exigências decorrentes das velozes transformações do mundo contemporâneo. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica na qual se fez uma comparação entre o pensamento de vários autores: Buarque, Demeis, Neto, Santos, Silva, Soares, Wolff, entre outros. Para verificar o desafio que se coloca para todos engajados na educação que é o de desenvolver e implementar estratégias que possibilitem uma integração com as comunidades em seu entorno, transformando-as em participantes e protagonistas de projetos de mudança, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Foi possível constatar que universidade e sociedade precisam criar e compreender cada vez mais a capacidade transformadora do conhecimento produzido pela relação desses dois pólos, e procurar fortalecê-lo por meio da construção de projetos educativos e comunicativos, o que essencialmente abriria as portas das universidades à comunidade.

 

Palavras-chave: Extensão universitária; interação; universidade: projetos educativos e comunicativos. 

Biografia do Autor

Ana Lucia de Paula Ferreira Nunes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Pós-graduada em Pedagogia/Administração Escolar e graduada em Administração de Empresas. Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Campus de Frutal.

Maria Batista da Cruz Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestre em Educação Superior e graduada em Pedagogia-Licenciatura Plena. Professora e coordenadora pedagógica na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Campus de Frutal.

Downloads

Publicado

08/12/2011

Edição

Seção

Artigos