Metodologia ativas: recurso de aprendizagem significativa
Resumo
A escola já não é mais interessante para o aluno. Os professores também se encontram desmotivados. O que aconteceu? É preciso traçar novos caminhos. A aprendizagem precisa fazer sentido para o aluno e para o professor. Toda prática educativa deve ter caráter intencional necessita de planejamento e sistematização tendo como eixo norteador uma concepção de homem de educação e de educador em tempos de constantes mudanças. O presente artigo tem como objetivo de mostrar a importância das metodologias ativas como um recurso para se obter uma aprendizagem significativa. Atualmente a maioria das escolas adotam o ensino tradicional, e isso é prejudicial para a aprendizagem dos alunos, pois eles se sentem desmotivamos e os professores se sentem incapacitados de conseguirem que os alunos aprendem. O presente estudo baseou-se em pesquisas bibliográficas, que se valeu de teóricos que trabalham a questão as metodologias ativas na aprendizagem. As metodologias ativas são recursos que se forem usados pelos docentes de maneira planejada, oferecem aos alunos novas maneiras deles construírem seu próprio conhecimento e desperta neles o maior interesse em aprender.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.