Julgar, medir, diagnosticar, formar... afinal, para que serve a avaliação?

Autores

  • Maria Clara Ede Amaral Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (CEFAPRO), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Resumo

O campo da avaliação tem sido uma área de intensos e profícuos estudos e debates no meio acadêmico brasileiro, refletindo a necessidade premente de um direcionamento diferenciado do fazer pedagógico de professores de diversos níveis e modalidades de ensino. Este artigo traz apontamentos que nos ajudam a refletir sobre as funções da avaliação no cotidiano escolar e a importância de um planejamento que tenha como base as teorias da área educacional, aliadas aos saberes provenientes da prática dos docentes. São abordados temas acerca da função da avaliação e o desafio de avaliar continuamente, fazendo um paralelo entre a avaliação formativa e somativa e as concepções de mundo, sociedade, homem e educação que sustentam as práticas pedagógicas e avaliativas nas escolas.

 

Palavras-Chave: avaliação formativa; planejamento; ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Clara Ede Amaral, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (CEFAPRO), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestre em Educação, professora formadora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (CEFAPRO) e professora substituta na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

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Publicado

2011-11-29

Edição

Seção

Artigos