Julgar, medir, diagnosticar, formar... afinal, para que serve a avaliação?
Resumo
O campo da avaliação tem sido uma área de intensos e profícuos estudos e debates no meio acadêmico brasileiro, refletindo a necessidade premente de um direcionamento diferenciado do fazer pedagógico de professores de diversos níveis e modalidades de ensino. Este artigo traz apontamentos que nos ajudam a refletir sobre as funções da avaliação no cotidiano escolar e a importância de um planejamento que tenha como base as teorias da área educacional, aliadas aos saberes provenientes da prática dos docentes. São abordados temas acerca da função da avaliação e o desafio de avaliar continuamente, fazendo um paralelo entre a avaliação formativa e somativa e as concepções de mundo, sociedade, homem e educação que sustentam as práticas pedagógicas e avaliativas nas escolas.
Palavras-Chave: avaliação formativa; planejamento; ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
