Qualidade de vida no trabalho através da prática do Yoga: relato de prática extensionista em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Minas Gerais
Visualizações: 20Palavras-chave:
Práticas integrativas e complementares, Saúde no Trabalho, Promoção à saúde, Educação em SaúdeResumo
A utilização de práticas não convencionais em ambiente laboral tem sido apontada pela literatura como estratégia de promoção de bem-estar físico e mental. Objetivou-se realizar ação extensionista interventiva com a prática de Oficinas de Yoga realizada com trabalhadores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no estado de MG, sendo considerado uma ferramenta incentivadora para a melhoria da saúde e da Qualidade de Vida no Trabalho. Optou-se pela prática de dez Oficinas de Yoga com a participação de docentes, técnicos em educação e estagiário do serviço envolvido. Os resultados pareceram indicar benefícios direcionados à promoção da saúde, em nível pessoal e profissional a ser entendido como uma estratégia para a Qualidade de Vida no Trabalho em instituições de ensino. Concluiu-se que os participantes deste projeto puderam experimentar a promoção do relaxamento, o aumento da concentração, a flexibilidade, a melhora postural, o autoconhecimento e a autopercepção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.