Autorregulação em Música: discussão à luz da Teoria Social Cognitiva

Autores

  • Roberta Gurgel Azzi Faculdade de Educação da Unicamp

Palavras-chave:

Teoria Social Cognitiva, Autorregulação, Música,

Resumo

O texto discute a necessidade de maior detalhamento teórico em estudos sobre autorregulação em música. Apresenta marcos teóricos da teoria social cognitiva que sustentam os estudos de autorregulação em música a partir desta vertente teórica. Na sequência, introduz a autorregulação da aprendizagem, discute a autorregulação em música e finaliza problematizando a importância de ampliação teórica nos estudos da área, sugerindo também novas investigações que discutam o campo da música para além dos achados no campo educacional.

 

Abstract: The paper discusses the need for more detailed theoretical studies on self-regulation in music. It presents the theoretical framework of social cognitive theory that supports the self-regulatory studies in music which are grounded in this theoretical model. Following, it introduces the self-regulation of learning, it discusses the self-regulation in music, and it ends questioning the importance of the theoretical expansion in new studies. Furthermore, it suggests other investigations which discuss the field of music besides the findings in the educational field.

 

Keywords: Social Cognitive Theory; Self-Regulation; Music.

 

Biografia do Autor

Roberta Gurgel Azzi, Faculdade de Educação da Unicamp

Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP

Downloads

Publicado

2015-12-23

Edição

Seção

Artigos