A influência da “Música Mecânica” no desenvolvimento da “Neue Sachlichkeit” de Paul Hindemith: Consequências específicas na obra para órgão do compositor

Autores

  • José Carlos Oliveira Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Paul Hindemith, música mecânica, Neue Sachlichkeit, órgão.

Resumo

As obras para órgão de Paul Hindemith caracterizam-se por uma escrita idiomática para o instrumento, aliada a um estilo frequentemente designado por “neo-barroco”. Esse estilo advém, no entanto, da aplicação de conceitos da Neue Sachlichkeit, definidos pelo próprio compositor e para os quais contribuiu, em grande parte, o trabalho realizado com meios mecânicos, como instrumentos de funcionamento automático com rolos perfurados. No presente artigo, serão apresentados os resultados da pesquisa, realizada nesse âmbito, com o intuito de contribuir para a clarificação da influência da investigação realizada por Hindemith, no nível dos meios mecânicos e automáticos, na conceptualização da Neue Sachlichkeit e das consequências específicas da mesma na linguagem das suas composições para órgão.

 

Abstract: The organ works of Paul Hindemith feature an idiomatic writing for the instrument, combined with a style often referred to as “neo-baroque”. This style originates nevertheless from the application of Neue Sachlichkeit’s concepts as defined by the composer and influenced, to a large extent, by work with mechanical means, such as automatic instruments operated through perforated paper rolls. In this article, we will present the results of research conducted in this area in order to contribute to the clarification of the influence of research made by Hindemith at the level of mechanical and automated means, in the conceptualization of the Neue Sachlichkeit and the specific consequences of it in the language of his compositions for organ.

 

Keywords: Paul Hindemith, mechanical music, Neue Sachlichkeit, organ.

Biografia do Autor

José Carlos Oliveira, Universidade de Aveiro

Organista, maestro e docente na Esart/IPCB (Portugal). Realizou sua formação académica superior na HfKM de Regensburg (Alemanha), onde concluiu a licenciatura em Música Sacra e a pós-graduação em Pedagogia Musical. É organista titular do órgão Wiilis/Schulte (29/II), em Castelo Branco. Actualmente realiza o doutoramento em Música (Performance) no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Portugal).

Downloads

Publicado

2015-04-11

Edição

Seção

Artigos