Análise espectral das variações no timbre da flauta transversal, a partir da execução de um saxofonista

Autores

  • Marcelo das Dores Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Wagno Macedo Gomes Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Edite Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maurício Freire Garcia Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

performance musical, estudo do som, qualidade sonora, instrumentos de sopro.

Resumo

No âmbito da performance musical, este artigo apresenta um estudo sobre a qualidade sonora da flauta transversal, executada por um músico também saxofonista. O texto apresenta um relato de um experimento que utilizou análises espectrais de gravações de um trecho musical executado com a flauta transversal, com o objetivo de avaliar características do som da flauta imediatamente após a execução no saxofone. A análise dos espectrogramas revelou variações tímbricas, particularmente no nível da quantidade de harmônicos presentes no espectro.

 

Abstract: Within the field of Music Performance, this paper contains a short study about the sound quality of the flute when performed by a musician that also plays saxophone. The essay describes an experiment that used spectrographic analysis to evaluate the features of the flute sound in records containing a musical excerpt played with this instrument and executed by a musician immediately after a saxophone performance. The analysis of spectrograms revealed timbre variations, particularly at the level of the amount of harmonics present in the spectrum.

 

Keywords: musical performance, study of the sound, sound quality, wind instruments.

Biografia do Autor

Marcelo das Dores Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professor de Flauta Transversal, Flauta Doce e Saxofone na Escola de Música da Uemg. Atua intensamente como instrumentista/camerista, privilegiando a música brasileira. É integrante da Orquestra Uirapuru e coordenador do Grupo de Choro da Uemg. Atualmente, realiza mestrado em Performance Musical no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG.

Wagno Macedo Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Clarinetista e professor de Clarineta e Pedagogia Instrumental da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Mestre em Performance Musical e bacharel em Clarineta pela Escola de Música da UFMG.

Edite Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Música pela Universidade de Aveiro (2010) e pesquisadora integrada do Centro de Pesquisa Inet-md (UA/FCSH/UNL), com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. É membro colaborador do Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (Cesem-FCSH/UNL) e membro do Núcleo de Estudos em Música Brasileira (NeMuB), UFMG.

Maurício Freire Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor titular da Escola de Música da UFMG, onde também exerceu o cargo de diretor por dois mandatos. Mantém extensa carreira como flautista, apresentando-se em destacadas séries no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2015-04-11

Edição

Seção

Artigos