O YouTube como ferramenta tecnológica na Pesquisa em Música

Autores

  • Daniela Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Gláucia Furtado Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Edite Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

YouTube, Performance de pesquisa, categorização de artigos.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise quantitativa de publicações científicas em Música que utilizaram o YouTube como objeto de estudo ou como parte da metodologia de pesquisa entre 2007-2014. Usando metodologicamente um levantamento historiográfico desde a criação dessa plataforma em 2005 e de suas características de funcionamento em seus aspectos gerais, este artigo pretende – por meio da demonstração da performance de pesquisa e categorização dos respectivos artigos – apresentar, analisar e interpretar os resultados quantitativos obtidos, com o propósito de estabelecer o parâmetro de utilização do YouTube como ferramenta de apoio à pesquisa em Música.

 

Abstract: This article presents a quantitative analysis of scientific publications in music that use YouTube as a study object or as part of its research methodology between 2007-2015. Revising the literature from the creation of this platform in 2005 and its functioning characteristics in its general aspects, this article – through the demonstration of the search performance and categorization of articles found for this research – will present, analyze and interpret the quantitative results intending to stablish the utilization parameter of YouTube as a support implement for research in music.

 

Keywords: YouTube, search performance, article categorization.

Biografia do Autor

Daniela Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduação em Música – Percussão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Teve aulas com Gilmar Goulart, Eduardo Gianesella, Carlos Stasi, Fernando Chaib e John Boudler. Participou do Grupo de Percussão do Instituto de Artes da Unesp, o Grupo Piap, realizando estreias nacionais e mundiais. Entre 2008 e 2011, atuou na Orquestra Sinfônica de Santa Maria, RS. Atualmente, encontra-se no Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFMG, na linha de pesquisa em Performance Musical.

Gláucia Furtado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Performance/Violoncelo pela Universidade Federal de Minas Gerais; bacharel em Violoncelo e licenciada em Música pela UFMG; e violoncelista da Orquestra de Câmara Opus. Foi violoncelista da Orquestra Sinfônica da UFMG (2004-2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Performance Musical, atuando em Execução Musical e Educação Musical. Atua em projeto artístico como professora de violoncelo na Orquestra Jovem de Sete Lagoas.

Edite Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Música pela Universidade de Aveiro (2010) e pesquisadora integrada do Centro de Pesquisa Inet-md (UA/FCSH/UNL), com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. É membro colaborador do Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (Cesem-FCSH/UNL) e membro do Núcleo de Estudos em Música Brasileira (NeMuB), UFMG.

Downloads

Publicado

2015-04-11

Edição

Seção

Artigos