Processos de Quantificação na Identidade Vocal: o caso de Amin Feres

Autores

  • Sérgio Anderson de Moura Miranda Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Ana Carolina Malaquias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Edite Maria Oliveira da Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

ferramentas tecnológicas, método de análise estatística, Alberto José Vieira Pacheco, Amin Feres.

Resumo

Num contexto do uso das ferramentas tecnológicas para a pesquisa em Música, o presente artigo propõe uma análise das características vocais do baixo-barítono brasileiro Amin Feres, através do método de análise estatística da voz, desenvolvido por Alberto José Vieira Pacheco, em 2007. O método foi aplicado nas três canções que compõem o trio Beiramar op. 21, de Marlos Nobre, dedicadas a Amin Feres, e os resultados obtidos pretendem demonstrar características de sua voz, tais como tessitura, extensão vocal e regiões de conforto.

 

Abstract: In the context of using technological tools for research in Music, this article intends to analyse the voice of the famous Brazilian bass-baritone Amin Feres, through Alberto José Vieira Pacheco’s method of statistical analysis for voice. By applying this method to the three songs from Beiramar, a musical work by Marlos Nobre that was composed to Feres’ voice, this paper intends to define certain measurements such as tessitura, vocal range, as well as good and bad vocal regions of his voice.

 

Keywords: technological tools, method of statistical analysis, Alberto José Vieira Pacheco, Amin Feres.

Biografia do Autor

Sérgio Anderson de Moura Miranda, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Bacharel em Canto e licenciado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Canção Brasileira pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), especialista em Música Antiga pela Jacobs School of Music – Indiana University – e mestre em Performance Vocal pela University of North Dakota. É doutorando em Música pela UFMG e docente da Uemg.

Ana Carolina Malaquias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Regência pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestranda em Música, também pela UFMG.

Edite Maria Oliveira da Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Música pela Universidade de Aveiro (2010) e pesquisadora integrada do Centro de Pesquisa Inet-md (UA/FCSH/UNL), com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. É membro colaborador do Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (Cesem-FCSH/UNL) e membro do Núcleo de Estudos em Música Brasileira (NeMuB), UFMG.

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Publicado

2015-04-11

Edição

Seção

Artigos