PIBID: Subprojeto de Artes da Universidade Federal do Maranhão

Autores

  • Daniel Lemos Cerqueira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Palavras-chave:

arte-educação, Pibid, música, artes visuais, cultura afro-brasileira.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre a realização do Subprojeto de Artes do Pibid da Universidade Federal do Maranhão, sob a temática da Cultura Afro-brasileira, focando os anos de 2012 e 2013. O artigo é iniciado com um breve histórico sobre o ensino de Artes na Educação brasileira, evidenciando a superação do ensino polivalente e nos ideais da Arte-Educação que levaram ao panorama atual. Assim, as atividades desenvolvidas buscaram consolidar na escola espaços distintos para contemplar saberes específicos das linguagens de Música e Artes Visuais dentro da disciplina de Artes, colocando em prática as concepções pedagógicas da Arte-Educação brasileira e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Conclusões apontam para o impacto favorável nas escolas parceiras e ao desmembramento do Subprojeto de Artes nos Subprojetos de Artes Visuais, Música e Teatro em 2014.

 

Abstract: This is an experience report regarding the Arts Subproject from Federal University of Maranhão focusing in 2012 and 2013, linked to a Brazilian’s education program called “Pibid”. The subproject adopted Afro-Brazilian Culture as central thematic. The work starts with a brief historical approach about Arts teaching in Brazilian Education, focusing on the “Art Education” movement that leaded to the actual panorama. The Arts Subproject developed distinct teaching methodologies for Music and Visual Arts in regular school’s Arts discipline, standing up for pedagogical conceptions from Art Education movement and National Curriculum Parameters. Conclusions point for the favorable impact in peer schools and the dismemberment of Arts Subproject into Visual Arts, Music and Theatre Subprojects starting in 2014.

 

Keywords: art education, High School, music, visual arts, Afro-Brazilian culture.

Biografia do Autor

Daniel Lemos Cerqueira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pianista e professor de Música, tendo iniciado suas atividades artísticas em 1994. Desde 2009 é professor efetivo da Universidade Federal do Maranhão, dedicando-se à pesquisa principalmente na área de Pedagogia do Piano e ao estabelecimento da formação musical em nível superior neste Estado. Atualmente, cursa o Doutorado em Práticas Interpretativas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2015-04-11

Edição

Seção

Artigos