Produção musical do Aglomerado da Serra: pluralidade e diversidade a partir do estudo da história de vida de quatro artistas

Autores

  • Heberte da Silva Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Denise Perdigão Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Produção Musical, Diversidade Musical, Aglomerado da Serra, História de Vida.

Resumo

As manifestações artísticas protagonizam papel de relevo no Aglomerado da Serra, na região centro sul de Belo Horizonte. Destaca-se, neste contexto, a linguagem da música como a maior parte da produção artística local. O artigo focaliza a trajetória de quatro compositores residentes da região, cujas atuações e produções musicais possuem considerável visibilidade. De modo geral, o senso comum vê os moradores da favela sob uma lente padronizada (GUERRA, 2007). Em contraposição, a pesquisa salienta um painel multifacetado, rico e diversificado quanto à produção musical no Aglomerado. A metodologia adotada consistiu na abordagem qualitativa, tendo a História de Vida como principal técnica de coleta de dados.

 

Abstract: Artistic events protagonists prominent role in the Aglomerado da Serra, in the south central region of Belo Horizonte. It is noteworthy in this context, the language of music as most of the local artistic production. The article focuses on the trajectory of four composers residents of the region, whose performances and musical productions have considerable visibility. In general, common sense sees the slum dwellers under a standard lens (GUERRA, 2007). In contrast, the research highlights a multifaceted, rich and diverse scene as the musical production in the Agomerado. The methodology used was the qualitative approach and the Life History as the main data collection technique.

 

Keywords: Music Production, Musical Diversity, Aglomerado da Serra. Life History.

Biografia do Autor

Heberte da Silva Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduado em Educação Musical pela Escola de Música (UEMG). Integra como guitarrista as bandas ManObra, Nobat, e Pelos. Professor de violão no Projeto Fica Vivo.

Denise Perdigão Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutoranda em Educação Artística pela Universidade do Porto. Chefe do Departamento de Formação Pedagógica na Escola de Música (UEMG). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, História, Letras e Artes: Diversidade Sociocultural, Relações Étnico-raciais em Países de Língua Portuguesa - NEPEHLA (Diretório CNPq), da Faculdade de Educação (UFMG).

Downloads

Publicado

2015-12-23

Edição

Seção

Artigos