O Ciclo Delicta Juventutis Meae de Manuel Faria: uma performance sustentada na pesquisa musicológica

Autores

  • Paulo Bernardino Universidade de Aveiro (UA)

Palavras-chave:

Manuel Faria, reconstituição, espólio/acervo, performance, música coral.

Resumo

Tendo como objetivo principal debater problemas colocados ao investigador que desenvolve pesquisa musicológica no âmbito da construção da sua performance, o artigo parte da descrição do processo de pesquisa, tratamento e análise do acervo de Manuel Faria, ao cuidado da Biblioteca Geral de Coimbra (BGUC), para a discussão das questões que se colocaram com a preparação e performance do ciclo Delicta Juventutis Meae (1949). O tratamento do espólio tem revelado, além da existência de peças desconhecidas, algumas técnicas composicionais, cujo conhecimento permitiu a reconstituição de algumas obras, a integração e reordenação de peças soltas em unidades maiores. O caso do ciclo Delicta Juventutis Meae ilustra os desafios ultrapassados a partir de uma pesquisa em programas de concerto e referências em artigos de imprensa que fundamentam a proposta apresentada.

 

Abstract: For the purpose of discussing problems posed to the researcher while developing musicological research, this article departs from the description of the research process, the processing and the analysis of Manuel Farias’ collection, which is at the care of the General Library of Coimbra (BGUC), in order to discuss the issues which arose during the preparation and performance of the Delicta Juventutis Meae Cycle (1949). Apart from the existence of some unknown pieces, the estate’s treatment has also revealed some music composition techniques. This knowledge allowed the reconstitution of some works and the integration and reorganisation of loose parts into larger units. The case of the Delicta Juventutis Meae cycle illustrates the challenges that have been overcome due to research done in former concert programs and references found in press articles which underline the present rendering.

 

Keywords: Manuel Faria ; restoration; cultural heritage/ estate; performance; choral music.

Biografia do Autor

Paulo Bernardino, Universidade de Aveiro (UA)

Maestro, compositor, organista, pianista e investigador. Licenciado em Eng.ª Eletrotécnica pela FCTUC (1998) e em Música Sacra pela UCP – Porto (2003), é doutorando em Direção (Coral) na Universidade de Aveiro (2012). Desde 1994 é organista titular da Sé Catedral e professor na Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra, sendo desde 2007 igualmente organista titular da Capela da Universidade de Coimbra.

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Publicado

2015-12-23

Edição

Seção

Artigos