Em busca de identidade: os ciclos de canções orquestrais de Benjamin Britten

Autores

  • Rodrigo Miranda de Queiroz

Palavras-chave:

Ciclos de canções, música vocal, música orquestral, Benjamin Britten, identidade.

Resumo

Benjamin Britten escreveu quatro importantes ciclos de canções orquestrais em sua maturidade: Our hunting fathers, Les illuminations, Serenade e Nocturne. O primeiro objetivo deste artigo é trazer uma revisão bibliográfica expondo as principais características composicionais e fatos contextuais ligados à gênese de cada uma dessas obras, dada a escassez de literatura sobre o assunto em Português. Além disso, será feita uma relação entre a composição das obras, as singularidades da personalidade do compositor, sua constante luta pela busca de identidade e a composição de outras obras, notadamente operísticas.

 

Abstract

Benjamin Britten composed four important orchestral song cycles in his maturity: Our hunting fathers, Les illuminations, Serenade and Nocturne. The first goal of this article is to provide a bibliographic review presenting the main compositional characteristics and contextual facts concerning the genesis of each of these works, given the shortage of literature in Portuguese. Moreover, the article will establish a relationship between the composition of these works, the singularities of the composer’s personality, his constant struggle with an identity quest and the composition of other works, particularly operas.

Keywords

Song cycles; vocal music; orchestral music; Benjamin Britten; identity.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Miranda de Queiroz

Doutor em Artes Musicais pela University of Connecticut, onde estudou performance pianística com o Dr. Neal Larrabee, com ênfase também em teoria musical (minor).  Mestre em Música pela University of Hartford, onde obteve também um GPD – Graduate Performance Diploma. Rodrigo é bacharel em Piano pela UFMG. Atua como concertista e camerista.

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Publicado

2014-05-24

Edição

Seção

Artigos